Em mais uma temporada, Flamengo e Palmeiras se destacam como os principais favoritos para a conquista do Campeonato Brasileiro. A disputa, que também conta com o Cruzeiro, deve se estreitar entre cariocas e paulistas ao longo do segundo turno. Atualmente, apenas quatro pontos separam o líder e o vice-líder da competição.
Na ponta da tabela, o Flamengo de Filipe Luís disputará 16 partidas até o fim do campeonato. Neste fim de semana, manteve a liderança ao vencer o Juventude por 2 a 0 no Alfredo Jaconi, algo que não acontecia desde 1997. O Palmeiras, por sua vez, fez valer o mando de campo para golear o Internacional por 4 a 1 no Allianz Parque.
Vale destacar que, virtualmente, os times estão separados por apenas um ponto, já que a equipe de Abel Ferreira tem um jogo a menos e, caso vença, pode diminuir a vantagem do rival. No primeiro turno, as equipes se enfrentaram no Allianz Parque, em um dos últimos compromissos antes da disputa do Mundial de Clubes.
Continua depois da publicidade
O Flamengo ainda enfrentará, até o final da competição, todas as equipes do G-7. Em outubro e início de novembro, quatro partidas surgem como decisivas para a equipe de Filipe Luís, contra adversários que podem ameaçar a liderança e, consequentemente, impedir o título rubro-negro.
No dia 2 de outubro, o Flamengo recebe o Cruzeiro, rival direto pelo título, no Maracanã. Caso a diferença de pontos se mantenha até esse confronto, os cariocas podem terminar a rodada com nove pontos de vantagem sobre os cruzeirenses. No primeiro turno, com gol de Gabigol nos acréscimos, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1 no Mineirão.
Depois, Bahia (5 de outubro) e Botafogo (previsto para 25 de outubro), 5º e 6º colocados do Brasileirão, serão obstáculos para Filipe Luís. Serão dois jogos como visitante, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e no Estádio Nilton Santos. O Flamengo não perdeu esses confrontos no primeiro turno, somando quatro pontos, mas desta vez não contará com o fator casa.
Continua depois da publicidade
Na rodada seguinte, o duelo com o Palmeiras, no Maracanã, pode representar uma final antecipada do Brasileirão. Ainda com data a ser confirmada pela CBF, o confronto está previsto para 5 de novembro e, caso os times mantenham o aproveitamento até lá, a partida pode valer a liderança isolada da competição, com Abel Ferreira e seus comandados podendo assumir a ponta da tabela.
Na última rodada do Brasileirão, Mirassol x Flamengo, no Maião, será mais um jogo-chave para o time rubro-negro. No primeiro turno, o Flamengo teve dificuldades para vencer os paulistas por 2 a 1 no Maracanã. Além disso, o Mirassol, quarto colocado, faz uma campanha surpreendente e foi derrotado em apenas três oportunidades nesta temporada.
Palmeiras: clássicos e confrontos decisivos
Além do confronto direto com o Flamengo, a equipe de Abel Ferreira terá, na rodada seguinte, mais um duelo importante pela liderança do Brasileirão. Em seus domínios, o Palmeiras receberá o Cruzeiro. Dependendo dos resultados até lá, os mineiros podem chegar para o confronto jogando pela liderança, já que dois pontos separam as equipes na tabela.
Continua depois da publicidade
Até o final do campeonato, o Palmeiras também terá três clássicos: contra São Paulo (no Morumbi), Santos (no Allianz Parque) e novamente o Botafogo, em duelo adiado do primeiro turno, pelo Mundial de Clubes, na Vila Belmiro.
No primeiro turno, o Palmeiras derrotou o São Paulo por 1 a 0, na Arena Crefisa Barueri, com gol de Vitor Roque. O Santos enfrentará o Palmeiras pela primeira vez desde 2023, quando foi rebaixado para a Série B. Naquele ano, os santistas, que lutavam contra o rebaixamento, venceram o rival por 2 a 1, também em Barueri.
É importante ressaltar que, para Palmeiras e Flamengo, esses compromissos pelo Brasileirão podem ser intercalados com os duelos mata-mata da Libertadores. Nas quartas de final, enfrentarão equipes argentinas: River Plate e Estudiantes, respectivamente.
Fonte Site Oficial infomoney