Posted in

6 razões para levar sua família à massa diária o mais rápido possível

Eu estava pensando em escrever sobre a família para a missa diária e vi artigos que falavam sobre Por que os pais não tiram os bebês inquietos da igrejae outros isso Eles incentivaram os pais a levar seus filhos pequenos à missa.

Eu sempre acho essas conversas interessantes, mas também frustrantes, especialmente porque meus dois filhos mais velhos são muito extrovertidos, e meu segundo foi um bebê muito inquieto; Eu nunca poderia amamentar dentro da igreja porque fazia muito barulho. Aos dois anos, ele ainda era bastante escandaloso e metade da missa de domingo atrás, em seus braços.

Nosso terceiro bebê foi o primeiro que eu podia cuidar silenciosamente no banco.

Dito isto, descobrimos que ir à missa diária com toda a nossa família é um dos melhores momentos que passamos juntos.

Meu marido e eu frequentamos a missa diária desde que éramos namorados e, embora ter filhos torne mais difícil, realmente vale a pena.

Não estamos indo todos os dias (e geralmente tentamos dormir um pouco mais aos sábados), mas até mesmo duas ou três vezes por semana uma grande diferença para nós.

Em todos esses anos participando da missa diária, vi várias mães com seus filhos, mas raramente vejo a família completa lá.

(Estou muito impressionado ao ver aquelas mães que estão sozinhas, porque se eu tentasse ir sozinha com as crianças, assim que atendesse às diversas necessidades do bebê, minha filha de dois anos já estaria correndo pelo corredor).

Eu acho que seria algo maravilhoso para a igreja e para cada paróquia em particular que foi encorajada e tornou comum que as famílias comparecessem à missa diária, além do domingo.

Aqui você tem seis razões para participar da missa diária na família:

1) A massa diária ensina a sua família auto -disciplina

Ter que “sentar -se calmo e ainda assim” (esse é o nosso objetivo com nosso filho de quatro anos) na missa além do domingo ajuda a formar o hábito do bom comportamento durante a celebração.

A massa diária é mais curta que o domingo, por isso ajuda as crianças a desenvolver resistência e auto -disciplina para a liturgia mais longa no domingo. Percebi que, na missa de domingo, meus filhos perdem a atenção no meio da homilia, mas na missa diária perdem até o fim e percebem mais coisas.

Também ensina os pais a orar de uma maneira diferente daquele que estavam acostumados. A oração é algo interior e exterior, e ter que acompanhar crianças em toda a massa fortalece essa capacidade de orar internamente.

2) A repetição faz da liturgia algo familiar e amado

Ficar com mais frequência em massa ajudará seus filhos a se familiarizarem com o que acontece na celebração e permitirá que eles prestem mais atenção e entendam a liturgia de uma maneira mais profunda.

A massa se tornará algo que eles esperam com a ilusão e consideram parte de sua rotina diária. O que pode ser melhor para alguém do que o desejo de encontrar Deus na liturgia que ele nos deu para adorá -lo?

3) Ouça as Escrituras todos os dias

Sua família se familiarizará com as escrituras ao ouvi -las proclamá -las nas leituras em massa. Adoro ver como minhas filhas ficam animadas quando ouvem uma passagem conhecida. Nós reforçamos o evangelho que ouvimos na missa lendo -o novamente depois do jantar. Depois, geralmente falamos sobre história, já que nosso filho de quatro anos está cheio de perguntas.

4) graça sacramental

Esta é a razão mais importante. A oportunidade de receber a Eucaristia com frequência (quando estamos livres de pecado mortal) é o melhor presente que a Igreja nos deu. Isso nos torna pessoas melhores e pais melhores. E quando nossos filhos têm idade para comunicar, eles também podem receber essa graça que os ajudará a passar a eternidade com Deus.

5) Unidade Familiar

“A família que ora juntos permanece unida.” É esse o ditado, certo? Orar juntos em casa fortalece a unidade, mas muito mais a oração pública da liturgia.

Na missa, participamos do mesmo sacrifício oferecido há 2000 anos, desde o último jantar, juntando -se a toda a igreja como um único corpo.

Essa mesma liturgia também une nossas famílias quando vamos juntos.

6) Renove a igreja

Sempre recebi comentários positivos na massa diária pelos outros participantes. Se alguém teve algo negativo a dizer, pelo menos foi caridoso o suficiente para não expressá -lo.

Até os padres que celebram a missa sempre nos incentivaram muito a continuar frequentando nossa família. Em geral, aqueles que vêem na missa diária são de médio porte ou idosos, ou os filhos da escola paroquial.

Suspeito que, para a maioria dos que frequentam a missa diária, veja uma família reunida em uma celebração que não é obrigatória (como o domingo) lhes dá esperança.

Você pode imaginar o que seria se muitas famílias comparecessem a todas as massas diárias?

Isso nos lembraria de toda que a massa é um local de oração pública e que ter pessoas de todas as idades presentes significa que toda a igreja está representada. Se alguém precisar de um lugar tranquilo para oração pessoal, então uma capela de adoração em silêncio seria uma opção melhor do que a adoração pública da igreja.

As pessoas não devem desencorajar outras pessoas a levar seus filhos à igreja; Não queremos que a igreja seja vista como um “Santuário contraceptivo”.

Não estou dizendo que participar da massa diária é algo fácil, mas que coisa boa começa a ser? Para algumas famílias, o trabalho e a escola podem tornar os participantes impossíveis juntos, mas talvez alguns membros possam ir. É difícil sair da cama para chegar a uma missa matinal, mas se seus filhos acordarem às sete todas as manhãs, por que não tentar ir para a massa de oito?

Quando eu estava na faculdade, às vezes fui para a missa das sete da manhã em uma paróquia local, e toda vez que fui, via uma grande família católica com crianças de bebês a adolescentes. Às vezes, há massa ao meio -dia, que geralmente termina antes de um, e há tempo suficiente para o almoço. Além disso, algumas paróquias têm missa às 17:00, que uma família pode ir depois do trabalho e da escola, e ainda chegar em casa antes das seis para o jantar.

Decidir ir para a massa diária não significa que você deve ir todos os dias. Comece com alguns dias por semana, além do domingo, e pouco a pouco você sentirá o desejo de ir com mais frequência. Será mais fácil encontrar a hora e a maneira de participar.

Publicado originalmente em Verdade e caridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *