Posted in

6 razões pelas quais o latim excita tantos católicos … incluindo o Papa Leo XIV

Desde o início de seu pontificado, o Papa Leo Xiv retomou a tradição de recitar (e até cantar!) As orações mais conhecidas em latim. Você já se perguntou por que algumas pessoas são tão apaixonadas pela missa em latim, ou por que há tanto debate sobre o uso de latim na igreja? Esta lista é para você.

Vamos esclarecer que o idioma não é o que define a validade ou valor da massa.

Nesse sentido, em um artigo publicado no Registro Católico NacionalO escritor Anthony Esolen deu algumas razões pelas quais o latim na liturgia é uma riqueza da igreja e não é coisa do passado.

1. O latim conecta milhões de católicos de todos os tempos

Quando você ouve orações em latim, você se junta a milhões de católicos dos séculos passados – como um “viajante espiritual” ao longo do tempo. Pessoas de todo o mundo disseram as mesmas palavras por gerações, criando um senso de unidade ao longo do tempo e do espaço.

2. O latim nos leva a várias versões originais

Para muitos, o latim cria a atmosfera e ajuda as pessoas a se concentrarem em Deus, não apenas no que lhes é familiar. Além disso, muitas orações e músicas foram originalmente escritas em latim, como La Salve, Regina Coeli e Tantum Ergo.

3. Não se trata de excluir ninguém

Algumas pessoas temem que o latim seja “imposto”, mas para muitos, é um presente – uma oportunidade de experimentar frases de uma nova maneira. Além disso, para muitos falantes de espanhol, o latim é ainda mais fácil de cantar do que o inglês.

4. As traduções não capturam tudo

Cada idioma tem sua própria essência. Algumas palavras em latim têm significados profundos que são perdidos na tradução, especialmente idiomas como o inglês. Por exemplo, “passus est” no credo não é apenas “sofrido” (sofrido); Ele fala do intenso amor e da paixão de Jesus, “sofreu”. Às vezes, nossos idiomas simplesmente não chegam.

5. Não é difícil continuar e quebrar a rotina

As pessoas já conhecem as frases básicas. Ouvi -los em latim não é confuso – é mais como ouvir uma melodia conhecida em outro estilo. E você não precisa entender cada palavra para capturar o significado ou sentir a reverência. Para aqueles que gostam de participar da missa em latim, esse idioma ajuda a prestar mais atenção e ver orações sob uma nova luz. É como ouvir sua música favorita em um remix – parece diferente.

6. Revivir o que é esquecido é poderoso

A história mostra que grandes renascimento ocorrem quando redescobrimos tesouros perdidos – não quando fingimos que o passado nunca existiu. Recuperar o latim deve resgatar algo bonito e significativo, para não voltar.

Aprender a linguagem da Igreja Primitiva apresenta você a um universo delicioso; Conceitos, categorias, experiências de santidade e a primeira encarnação do cristianismo na cultura ocidental são retornar às raízes. Portanto, da próxima vez que alguém disser que o latim é apenas para pessoas mais velhas ou que é “muito difícil”, você já sabe que não é algo do passado, mas uma conexão com a grande história da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *