Você sabia que todos os dias da semana tem uma devoção especial na tradição católica? Ao contemplar a cruz às sextas -feiras ou dedicar aos sábados à Virgem Maria, essas práticas oferecem um guia concreto para crescer em fé.
Em um artigo para Registro Católico Nacional, O diácono Thomas L. McDonald explica que o costume de dedicar todos os dias da semana a uma intenção específica tem suas raízes nas massas votivas da igreja primitiva.
“As massas votivas, oferecidas por uma intenção especial, em vez de um partido litúrgico fixo, acabaram levando a atribuir textos a diferentes dias da semana para comemorar certos mistérios ou pessoas”.
Essa prática foi organizada no Missal de San Pío V em 1570. No entanto, após o segundo conselho do Vaticano, as massas votivas estavam a critério do padre e não estão mais ligadas a dias específicos.
Mesmo assim, a manutenção de uma devoção diária continua sendo uma maneira valiosa de dar uma semana espiritual uma semana. Em seguida, explicamos a tradição associada a todos os dias:
Domingo: Ressurreição e Trinity
O domingo sempre foi o dia do Senhor, consagrado à ressurreição. No entanto, no segundo milênio, ele também começou a se vincular à abençoada Trindade. Alguns fiéis tentaram dividir essa devoção, dedicando o Pai, na segunda -feira ao filho e na terça -feira ao Espírito Santo, que deu origem a separar massas votivas. Essa prática foi suprimida pelo risco de confusão e, com o tempo, a comemoração da Trindade foi consolidada novamente no domingo.
Segunda -feira: as almas do purgatório
Durante a Idade Média alta, acreditava -se que as almas do purgatório receberam alívio do anoitecer no sábado ao amanhecer na segunda -feira. Como pensou em retomar seu sofrimento na segunda -feira de manhã, tornou -se popular acompanhá -los com sentenças especiais. Por muitos séculos, os padres acrescentaram orações por almas às segundas -feiras que não se dedicaram a outro propósito, e os fiéis também adotaram essa prática. Em algumas tradições, o Espírito Santo também é lembrado neste dia.
Terça -feira: Los Angeles
Originalmente, as massas votivas de Los Angeles eram comemoradas às segundas -feiras, uma vez que foram consideradas a primeira criação de Deus e os guias das almas do purgatório. Pío V mudou oficialmente essa comemoração na terça -feira, embora em devoção popular, Los Angeles ainda seja lembrada às segundas -feiras, junto com as almas sob seus cuidados.
Quarta -feira: os apóstolos e San José
Quarta -feira, como sexta e sábado, é um dia de maior solenidade litúrgica, como evidenciado pelos jejuns antigos. Ele foi designado para os apóstolos, e depois para San José, que acabou compartilhando naquele dia com eles. Essa eleição faz sentido se considerarmos que sexta -feira é dedicada a La Cruz e no sábado à Virgin Maria, saindo na quarta -feira como o dia mais apropriado para homenagear San José e os Apóstolos.
Quinta -feira: a Eucaristia Sagrada
A última ceia, na qual Cristo instituiu a Eucaristia, ocorreu na quinta -feira. Portanto, este dia é ideal para meditar sobre esse sacramento, participar da adoração eucarística e fazer uma hora sagrada. É também uma boa ocasião para refletir sobre a agonia de Jesus no jardim de Gethsemaní.
Sexta -feira: La Cruz e o Sagrado Coração
Sexta -feira tem um caráter penitencial por excelência, em memória da paixão de Cristo. Tradicionalmente, evita comer carne, embora essa prática possa ser substituída por outro sacrifício. Além disso, a primeira sexta -feira de cada mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, de acordo com as revelações feitas à Santa Margarita María de Alacoque, na qual prometido obrigado e boa perseverançaOs que comunitam naquele dia por nove meses consecutivos.
Sábado: A Virgem Maria
Desde pelo menos o século IX, o sábado é especialmente dedicado à Virgem Maria. Considera -se que foi o único que manteve a fé firme no santo sábado, enquanto todos os outros se dispersavam. Essa devoção permaneceu na vida litúrgica e espiritual da Igreja até os dias atuais.
McDonald Deacon também menciona outra provisão devocional coletada no Livro de oração de St. Gregory. Esta proposta é a seguinte:
- Domingo: A ressurreição
- Segunda-feira: O Espírito Santo
- Martes: Los Angeles
- Quarta-feira: Los Santos
- Quinta-feira: O Santíssimo Sacramento
- Sexta-feira: A cruz sagrada
- Sábado: A Virgem Maria