Posted in

9 dados que você não sabia sobre a suposição da virgem

A solenidade da suposição da abençoada Virgem Maria é comemorada em 15 de agosto desde o leste e no oeste. Apesar de sua idade, a igreja o confirmou como um dogma em 1º de novembro de 1950, com o Papa Pio XII, que proclamou que Maria foi para o céu no corpo e na alma.

“O Novo Testamento, mesmo sem afirmar explicitamente a suposição de Maria, oferece sua fundação, porque destaca a união perfeita da Virgem Bêndica com o Destino de Jesus. Esta união, que já se manifesta a partir da concepção prodigiosa do Salvador, na participação da Mãe que não pode ser unida, que não pode ser unida, que não pode ser unido, que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não pode ser o que não se manifestou. Destino Celestial em alma e corpo. San Juan Pablo II

Aqui deixamos você 9 dados que o ajudarão a aprofundar essa bela solenidade:

1. Não é explicitamente descrito na Bíblia

Embora a suposição seja um dogma de nossa fé, ele não parece detalhado em nenhum livro canônico das Escrituras Sagradas. A doutrina é baseada em tradições orais, textos apócrifos e reflexões teológicas desenvolvidas por séculos por bispos e santos.

2. Difere da ascensão de Jesus

Muitas pessoas confundem os termos que Jesus “ascende” ao céu por seu próprio poder, enquanto Maria é “assumida” ao céu pelo poder de Deus, isto é, era alto. Ela foi levada para o céu no corpo e na alma em virtude de sua imaculada concepção e como esperança na participação de todos os cristãos da ressurreição de Cristo, se permanecermos unidos a ele.

3. A data é comemorada desde o século VI.

Desde o século VII, tanto no leste quanto no oeste, uma festa foi comemorada em homenagem ao quarto (no leste) e na suposição (no oeste) de Maria. Foi o imperador bizantino Mauricio quem ordenou sua celebração em 15 de agosto por volta do ano 600 dC e cerca de cinquenta anos depois foi apresentado no Ocidente em um decreto de Papa Sergio I (687-701), que estabeleceu uma procissão para o partido.

4. A definição dogmática é recente

Apesar de ser uma crença muito antiga, a suposição foi proclamada dogma de fé em 1º de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII na Constituição Apostólica “Munificentissimus.

5. O dogma não especifica se Maria morreu

Em “MunificentissimusO papa evita declarar oficialmente se Maria morreu antes de ser Asunta. Alguns acreditam que era asunta sem morrer, outros que experimentaram um “dormindo” e depois foram levados para o céu. Em que ambas as posições coincidem é que a Virgem Maria não experimentou a corrupção de seu corpo e foi assumida ao céu, onde ela reina viva e gloriosa, junto com Jesus.

6. A tradição oriental fala sobre dormir

Na Igreja Ortodoxa, o sono da Virgem é comemorado, o que implica que Maria morreu, mas não experimentou corrupção em seu corpo e foi levada para o céu. Esta tradição é baseada em textos apócrifos como “Transição para MariaCujo núcleo original remonta aos séculos II-III. Essas são representações populares, às vezes novas, mas neste caso refletem uma intuição de fé do povo de Deus.

7. Existem histórias apócrifas muito detalhadas

Textos apócrifos, como “Transferência de Maria “Eles oferecem descrições muito vívidas da suposição: anjos descendentes do céu, a presença dos apóstolos e Maria sendo transportados em uma procissão celestial.

8. Em Jerusalém, há um túmulo vazio atribuído a Mary

Jerusalém e Éfeso são dois lugares onde se diz que a Virgem poderia ter vivido seus últimos dias terrestres. Em Jerusalém, há uma tumba vazia, que é dita pertencia a Mary, localizada em um templo subterrâneo no vale do Cedro, ao pé do monte de azeitonas. Esta igreja é conhecida como o templo da suposição e é guardada pelas igrejas greco-ortodoxas e apostólicas da Armênia.

9. A suposição inspirou muitas obras de arte

Embora tenha sido menos imortalizado do que o anúncio ou a imaculada concepção, a suposição inspirou belas obras de grandes artistas como Murillono Museu do Patrimônio; Ticianona basílica de Santa Maria gloriosa do irmão; Rubensna catedral de Antuérpia e O grecoNo mosteiro de Santo Domingo El Old, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *