Posted in

Israel anuncia identificação de corpo de refém entregue pelo Hamas

As autoridades israelenses anunciaram neste domingo (19) que identificaram os restos mortais de Ronen Engel, um dos dois reféns entregues no sábado (18) pelo movimento islâmico palestino Hamas.

As autoridades israelenses anunciaram neste domingo (19) que identificaram os restos mortais de Ronen Engel, um dos dois reféns entregues no sábado (18) pelo movimento islâmico palestino Hamas.




Pessoas se reúnem ao redor do caixão de Inbar Haiman, morta durante o ataque de militantes palestinos ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, durante seu funeral em Rishon Letzion, perto de Tel Aviv, em 17 de outubro de 2025.

Foto: AFP – GIL COHEN-MAGEN / RFI

O Exército israelense afirmou ter “informado a família do refém Ronen Engel” sobre o retorno de seus restos mortais a Israel, declaração confirmada em comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Na nota, Israel reiterou que não fará “nenhum acordo” e que não poupará esforços até que todos os reféns mortos mantidos na Faixa de Gaza sejam repatriados.

Ronen Engel, de 54 anos, morador do Kibutz Nir Oz (sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza), foi sequestrado de sua casa e morto em 7 de outubro de 2023, quando comandos do Hamas lançaram um ataque ao território israelense. Seu corpo foi transportado para Gaza, e sua morte foi anunciada por Israel em 1º de dezembro de 2023.

Sua esposa, Karina, e suas duas filhas, Yuval e Mika, também foram sequestradas na mesma data e libertadas durante o primeiro acordo de cessar-fogo com o Hamas, em novembro de 2023, após 52 dias de cativeiro.

Dois corpos, incluindo o de Engel, foram entregues pela Cruz Vermelha Internacional às forças de segurança israelenses em Gaza na noite de sábado, antes de serem transferidos para um centro forense para identificação.

De acordo com os termos do acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor em 10 de outubro, após dois anos de guerra que devastaram a Faixa de Gaza, o Hamas deveria entregar todos os reféns — vivos e mortos — que ainda mantinha sob seu poder até o dia 13 de outubro.

O movimento islâmico palestino libertou os últimos 20 reféns vivos dentro do prazo, mas devolveu apenas 12 dos 28 corpos que mantinha sob sua custódia.

Ameaça ao cessar-fogo

Neste domingo, o Hamas rejeitou uma declaração do Departamento de Estado dos EUA feita no sábado, segundo a qual havia “informações confiáveis” de que o grupo palestino estaria prestes a violar o acordo de cessar-fogo com Israel.

“Caso o Hamas continue com este ataque, medidas serão tomadas para proteger o povo de Gaza e preservar a integridade do cessar-fogo”, afirmou o Departamento de Estado dos EUA em comunicado.

Hamas e Israel concordaram, na semana passada, com um acordo de paz em fases, mediado pelos Estados Unidos, segundo o qual o grupo palestino deverá, entre outras exigências, libertar reféns, desarmar-se e renunciar ao poder na Faixa de Gaza.

Com AFP

Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *