O avanço de uma nova massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul trouxe queda nas temperaturas na madrugada deste domingo (19).
Segundo a Defesa Civil, o estado amanheceu com mínimas entre 3,9 ºC e 14 ºC, com destaque para Hulha Negra (3,9 ºC), Vacaria (4,4 ºC) e São José dos Ausentes (4,4 ºC). Houve ainda condição para formação de geada isolada na região da Campanha. À tarde, as máximas ficam entre 9 ºC e 22 ºC.
Segundo o boletim, no fim da noite de sábado (18) as temperaturas mínimas já variavam entre 6 °C e 14 °C, e hoje o frio se espalha pelo estado.
Na segunda-feira (20), as mínimas devem variar entre 6 °C e 15 °C em grande parte do território gaúcho, podendo cair para até 2 °C e 6º C na Serra e nos Campos de Cima da Serra. À tarde, as máximas ficam entre 12 °C e 24 °C.
Já na terça-feira (21), há possibilidade de geada isolada nas áreas mais altas da Serra, com mínimas entre 3 °C e 7 °C e máximas de até 27 °C nas demais regiões. Veja as mínimas do estado:
Frente fria no Sudeste
No Sudeste, o avanço da frente fria também muda o tempo. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de frio intenso em São Paulo para os próximos dias.
As temperaturas devem chegar a 8º C na Região Metropolitana da capital e a até 5º na Serra da Mantiqueira. O governo vai mobilizar o abrigo solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As baixas temperaturas ocorrem após a passagem da frente fria que atinge o estado desde a última sexta-feira (17). Nos próximos dias, a previsão é de mínima de 9°C no Vale do Ribeira e Regiões de São José dos Campos e Itapeva.
Na Baixada Santista e no Litoral Norte, as mínimas devem chegar a 14°C. Em Campinas e nas Regiões de Sorocaba os termômetros devem atingir 10°C. Em Bauru e Araraquara a temperatura atinge 11°C. Já nas Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto a previsão é de 12°C.
Segundo o Climatempo, em outras áreas do Sudeste, a frente fria ainda provoca instabilidades. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva persiste e o céu fica carregado, o que também ajuda a reduzir as temperaturas. No entanto, a queda mais acentuada é esperada mesmo para o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, onde a influência da massa de ar frio é mais direta.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Fonte: Site Oficial CNN Brasil