Leão XIV recebeu a comunidade do Pontifício Colégio Português; no discurso, pontuou que um colégio consagrado ao Coração de Jesus é escola da misericórdia divina
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Foto: REUTERS/Ciro De Luca
O Papa Leão XIV recebeu em audiência nesta segunda-feira, 20, a comunidade do Pontifício Colégio Português em Roma, que completa 125 anos.
O Colégio tem uma dimensão intelectual e missionária da formação dos sacerdotes, acolhendo, atualmente, padres de várias nacionalidades que estão aprofundando sua formação teológica em universidades de Roma.
“Visando sempre à missão, a Igreja, chamada hoje a fortalecer o seu estilo sinodal, guarda com alegria estas experiências eclesiais e, ao protegê-las como herança espiritual, encontra nelas um impulso para fazer crescer a comunhão”, disse o Papa.
Universalidade da Igreja e misericórdia
Leão XIV observou que a fundação do Colégio, justamente no Jubileu de 1900, traz a reflexão sobre duas dimensões que os Anos Santos recordam de modo especial: a universalidade da Igreja e a misericórdia divina.
Primeiro, os jubileus permitem ver a chegada a Roma de tantos peregrinos, o que intensifica a compreensão sobre a universalidade da Igreja, explicou o Pontífice. E isso pode ser experimentado de diversas formas, seja partilhando a beleza das culturas ou testemunhando a riqueza das igrejas locais e da experiência pastoral que levam consigo. “Viver tudo isto é um dom do Senhor, e a melhor maneira de Lhe agradecer é entrar, sem medo, na vitalidade deste intercâmbio, contribuindo para a policromia da unidade e a polifonia da comunhão.”
Além disso, os anos jubilares são ocasião para adquirir uma consciência mais intensa do dom da misericórdia que jorra do Coração de Cristo. Leão XIV observou que o Sagrado Coração marca a história do Colégio Português desde o início, aparecendo até mesmo no seu brasão.
“De fato, os primeiros alunos se consagraram a Ele. Continuem a fazê-lo! Continuem a confiar as suas vidas ao Coração do Senhor; aproximem-se cada vez mais dele e aprendam com Ele a misericórdia! Um Colégio consagrado ao Coração de Cristo é uma escola da misericórdia divina, na qual os alunos, imitando o discípulo amado (cf. Jo 13,25), ouvem o pulsar do amor de Deus e assim se tornam verdadeiros teólogos.”
O dom do acolhimento
Leão XIV também exortou os presentes a edificarem uma casa colegial que seja também acolhedora, como a Igreja deve ser. Ele recordou que o colégio em questão recebeu o título de “Casa de Vida”, devido ao acolhimento aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. “Este título é, ao mesmo tempo, uma herança e uma responsabilidade na vossa cotidiana construção da fraternidade”.
Por fim, o Pontífice os convidou ao trabalho conjunto, contando com o apoio do reitor do colégio, dos diretores espirituais e das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. Essas religiosas dedicam-se aos sacerdotes em orações e com sua atitude maternal. “Concluo pedindo a oração de todos. Durante este mês, rezando o Rosário, peçam a intercessão de Nossa Senhora de Fátima também por mim, pela Igreja e pela paz”.
Notícias Relacionadas
Fonte Site Oficial Canção Nova