Você sabia que Santa Filomena é a única pessoa reconhecida como Papai Noel apenas pelos milagres alcançados graças à sua intercessão?
Entre todos os santos reconhecidos pela Igreja Católica, Santa Filomena se destaca por uma razão única: é a única cuja santidade foi reconhecida exclusivamente por seus milagres, já que muito pouco se sabe sobre sua vida.
A história de Santa Filomena
Em 1802, os trabalhadores descobriram um túmulo nas catacumbas de Santa Priscila em Roma. Dentro dele estavam os restos mortais de uma jovem. Do lado de fora, dizia: “Pax Te cum Fi Lumena”, o que significa que “a paz está com você, Filomena”.
Mais tarde, foi identificado como um antigo martírio virgem e romano.
De acordo com a tradição da igreja, Filomena trouxe a virgindade em tenra idade. Quando ele atraiu a atenção de um imperador romano, ela rejeitou suas propostas de casamento. Irritado com a recusa de Filomena, o imperador a prendeu e a torturou. Finalmente, ela foi executada por se recusar a desistir de sua fé cristã.
Por causa dos numerosos milagres que ocorreram em seu túmulo, o Papa Gregório XVI aprovou sua veneração pública em 13 de janeiro de 1837. Isso permitiu que altares e igrejas fossem construídos em sua homenagem.
A Igreja Católica celebra a festa de Santa Filomena em 11 de agosto.
“Ore a Santa Filomena. Tudo o que você pergunta, ela vai entender por você” – San Gregorio XVI
Com o tempo, Santa Filomena reuniu um grande número de devotos.
Vários santos expressaram seu amor por ela e disseram que frequentemente vão para sua intercessão celestial.
Entre eles estão San Pío de Pietrelcina e San Juan María Vianney, que alegaram que ele recorreu a Santa Filomena para todas as suas necessidades.
“Para Santa Filomena, Deus não nega nada” – San Juan María Vianney
Ele Padre Chris Alar Ele aprofundou a devoção a Santa Filomena e como ele se destaca na Comunhão dos Santos de nossa Igreja, dizendo:
“Se você precisar de um milagre em sua vida, ore para este santo. Este santo é único como nenhum outro.”
Nona oração para Santa Filomena
Nós imploramos, Senhor, que você nos concede o perdão de nossos pecados pela intercessão de Santa Filomena, Virgen e Mártir, que sempre foi agradável aos seus olhos por sua eminente castidade e pela prática de toda virtude. Amém.
Virgem e mártir gloriosos, Santa Filomena, aqui você me prostrou diante do trono em que ele agradou a Santíssima Trindade para colocá -lo. Cheio de confiança em sua proteção, imploro que você interceda por mim diante de Deus; Das alturas do céu, diga que olhe para o seu humilde devoto. Esposa de Cristo, me conforta com o sofrimento, me fortaleça na tentação, me proteja dos perigos que me cercam, graças a mim que eu preciso e, em particular, (aqui o pedido é especificado).
Acima de tudo, me ajude no momento da minha morte. Santa Filomena, poderosa diante de Deus, ore por nós. Amém.
Oh Deus, abençoada Trindade, agradecemos os agradecidos que você concedeu à abençoada Virgem Maria e seu servo filomena, pela intercessão, imploramos sua misericórdia. Amém.