A BMW apresentou nesta sexta-feira, 5, o primeiro modelo da Neue Klasse produzido em série. Com até 805 km de autonomia, a nova geração do BMW iX3 marca a estreia de uma nova plataforma de carros da marca alemã, que também dará origem a novas tecnologias que serão incorporadas em um total de 40 novos modelos e atualizações de veículos entre agora e 2027.
Novo BMW iX3 é o primeiro modelo da família Neue Klasse
O primeiro modelo da Neue Klasse será produzido na nova fábrica da BMW em Debrecen (Hungria). A primeira variante do SUV elétrico a sair da linha de produção será o BMW iX3 50 xDrive, com potência de 345 kW (469 cv) e tração integral. Outras configurações elétricas serão lançadas na sequência, incluindo um modelo de entrada.
Com o início das vendas somente no ano que vem, o novo BMW iX3 vai conviver ao lado da atual geração do X3, que foi lançada em 2024 na Europa. No entanto, apesar do nome parecido, eles são carros totalmente diferentes, ao contrário do que ocorria até a geração anterior. A BMW deve revelar mais especificações sobre o iX3 nos próximos dias.
Visual do novo BMW iX3 traz inspiração nos modelos Neue Klasse dos anos 1960
Isso porque o novo BMW iX3 é uma das atrações da marca alemã para o Salão de Munique (Alemanha) deste ano, que ocorre na próxima semana. Por fora, o design traz inspirações nos conceitos revelados pela BMW nos últimos anos e na família original Neue Klasse dos anos 1960, como a grade frontal duplo rim com formato mais vertical e que se interliga aos faróis em LED.
A peça ainda traz o recurso Iconic Glow, que ilumina o contorno da grade. A lateral conta com design minimalista, com maçanetas embutidas na carroceria. As rodas variam de 20” a 22”. Dependendo da versão, o novo BMW iX3 pode ser equipado com o pacote M Sport, que adiciona detalhes esportivos por dentro e por fora.
A traseira traz lanternas que se estendem bem até o centro, representando uma interpretação horizontal da assinatura em “L” da BMW. O novo iX3 lançará a nova linguagem de design da BMW, que será replicada em toda a linha de modelos da marca em seu devido tempo.
O novo BMW iX3 mede 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 m de altura. O coeficiente de arrasto (Cx) é de apenas 0,24. Já o porta-malas leva 520 litros, mas pode chegar a 1.750 litros ao rebater os bancos. Ainda há um compartimento de armazenamento adicional sob o capô que pode comportar mais 58 litros de carga.
Interior tecnológico do novo BMW iX3 traz muita tecnologia
No interior, o novo BMW iX3 adota uma pegada bem minimalista e bem distinta em relação aos demais carros da marca. Um dos destaques é a nova central multimídia com tela em formato hexagonal, que reúne os recursos e comandos mais importantes do modelo. Batizada de Central Display, ela roda a décima – e mais nova – geração do sistema operacional da BMW.
Ela também conta com sistema de navegação integrado, jogos, plataformas de vídeo e streaming, além de uma série de aplicativos. No lugar de um painel de instrumentos convencional, a BMW adotou uma fina barra logo abaixo do para-brisa, com informações sobre velocidade e de status sobre o veículo.
O recurso é chamado de Panoramic Vision, e faz parte do BMW Panoramic iDrive, que também reúne a central multimídia e o head-up display com realidade aumentada. Ainda há uma série de comandos físicos para acionar as principais funções do veículo. A assistente virtual da BMW também ficou mais inteligente e ganhou duas novas vozes.
Novo BMW iX3 tem quatro supercomputadores integrados
A principal novidade do interior do novo BMW iX3 fica por conta de uma nova arquitetura eletrônica, que conta com quatro computadores de alto desempenho conhecidos como “super cérebros”. De acordo com a BMW, eles concentram seu poder de processamento para condução dinâmica, condução automatizada, infotenimento e funções básicas e de conforto.
O novo “sistema nervoso digital” reduz o peso em 30% em comparação com a tecnologia utilizada anteriormente e permite cerca de 600 metros a menos de fiação. Um dos quatro super cérebros é o ‘Heart of Joy’, que gerencia o trem de força, freios, funções de recuperação de energia e subfunções da direção, processando informações até dez vezes mais rápido que unidades de controle convencionais.
Essa velocidade também permite até mesmo o uso de IA para o auxílio na hora da condução e no sistema de tecnologias de segurança do pacote ADAS. Por fim, o acabamento conta com materiais de origem reciclada e mais sustentável.
Novo BMW iX3 oferece até 805 km de alcance
Em relação à motorização, o novo iX3 estreia a tecnologia BMW eDrive de sexta geração, que promete ser até 40% mais eficiente na gestão de energia, 10% em peso e 20% menor em custos de produção, quando comparada à quinta geração. As baterias também contam com 20% a mais de densidade de energia, deixando a bateria com maior rendimento e tempo de recarga menor. O alcance chega a 805 km no ciclo WTLP.
A versão iX3 50 xDrive é equipada com dois motores elétricos, que juntos geram 345 kW (469 cv) de potência e 645 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. Ao utilizar um carregador de até 400 kW, é possível adicionar até 372 km de autonomia em apenas dez minutos.
A bateria de alta voltagem pode ser carregada de 10 a 80% da capacidade em 21 minutos, e o novo BMW iX3 50 xDrive também pode ser recarregado em corrente alternada (AC) de até 22 kW. O SUV ainda conta com funções de fornecimento de energia para casas ou objetos.
Pacote recheado de itens de série no novo BMW iX3
Dentre os itens de série, o novo BMW iX3 50 xDrive inclui ainda ar digital de duas zonas, Comfort Access, operação automática da tampa do porta-malas, pacote de espelhos externos estendidos, alarme e carregador com carregamento sem fio. Entre os destaques opcionais, estão controle climático automático de três zonas, faróis adaptativos com controle inteligente da luz, pacote BMW Iconic Glow, sistema HiFi Harman Kardon com 13 alto-falantes, aquecimento do volante e teto solar panorâmico.
Fonte: Site Oficial Terra