Charlie Kirk, um ativista político conservador foi morto nesta quarta, 10 de setembro, após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.
Charlie Kirk, um ativista político conservador foi morto nesta quarta-feira, 10 de setembro, após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.
O americano cofundou a organização Turning Point USA (TPUSA), de 2012, e atuou como diretor executivo e CEO de várias de suas ramificações, como Turning Point Action, Academy, Faith e Turning Point Endowment. Ele também era membro do controverso Council for National Policy.
A Turning Point USA se consolidou como uma grande rede conservadora juvenil do país, presente em milhares de escolas e universidades, com milhões de seguidores nas redes sociais. Kirk também apresentava o podcast e programa The Charlie Kirk Show, de alcance nacional.
Alinhado ao movimento MAGA, Kirk era aliado próximo de Donald Trump, participando de mobilizações para o eleitorado jovem e contribuindo com o chamado American Comeback Tour.
Ele frequentemente promovia narrativas sobre liberdade de mercado, governo limitado e valores tradicionais, além de disseminar críticas à teoria crítica racial, restrições ao aborto e à agenda liberal.
Trump lamenta a morte de Kirk
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta quarta-feira, 10 de setembro, para lamentar a morte de seu aliado.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Trump afirmou que ninguém compreendia ou se conectava com a juventude americana como Kirk.
“O Grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Melania e meus pêsames à sua linda esposa Erika e à família. Charlie, nós te amamos!”, escreveu Donald Trump.
Charlie conversava com os presentes no local quando foi atingido por um tiro no pescoço. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que ele é atingido e deixa o palco, enquanto parte do público entra em pânico.
Fonte: Site Oficial Terra