Posted in

América vence Portuguesa e abre vantagem na final da Copa Rio

Iacovelli, de pênalti, marca o único gol no Giulite Coutinho; Lusa tem dois expulsos, mas segura placar e deixa a decisão em aberto para a volta




Foto: Reprodução X – Legenda: Mecão comemora a vitória no primeiro jogo da final / Jogada10

O América largou na frente na grande final da Copa Rio. A equipe venceu a Portuguesa por 1 a 0, no jogo de ida da decisão, no Estádio Giulite Coutinho. A partida ocorreu na tarde deste domingo (14). O gol da vitória foi marcado pelo atacante Iacovelli, de pênalti, ainda no primeiro tempo. A Portuguesa, que teve dois jogadores expulsos, agora precisa reverter a desvantagem em casa no próximo sábado (20), no Estádio Luso-Brasileiro.

Jogo decidido no primeiro tempo

O primeiro tempo no Giulite Coutinho foi de domínio do América. Com mais volume de jogo, o time da casa criou as melhores oportunidades e controlou a partida. A pressão, de fato, deu resultado ainda na etapa inicial. Após um pênalti assinalado pela arbitragem, o atacante Iacovelli foi para a cobrança e não desperdiçou, abrindo o placar para o time rubro.

Com a vantagem no placar, o América seguiu melhor na partida. A equipe da casa, contudo, não conseguiu transformar o seu domínio em mais gols. A Portuguesa, por sua vez, teve muitas dificuldades para criar jogadas. O time visitante, portanto, não conseguiu levar perigo ao gol de Victor Brasil na primeira etapa do confronto.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais morno e com poucas chances claras. O América, mesmo com a vantagem, não conseguiu pressionar para ampliar o marcador. A situação da Portuguesa, por outro lado, se complicou ainda mais com as expulsões. O zagueiro Henrique Rocha e o lateral PV levaram o cartão vermelho e deixaram o time com nove jogadores.

Com dois atletas a menos, a Lusa se fechou e tentou conter os danos. A equipe abusou das jogadas pelo alto, mas sem assustar. O América, mesmo com a superioridade numérica, não soube aproveitar os espaços. O placar de 1 a 0, no fim das contas, ficou justo, e a decisão do título ficou totalmente aberta para o próximo sábado (20).

AMÉRICA-RJ 1X0 PORTUGUESA-RJ

Copa Rio – Final (ida)

Data: 14/09/2025

Local: Estádio Giulite Coutinho, no Rio de Janeiro (RJ)

Gol: Iacovelli (pênalti), no 1º tempo (1-0)

AMÉRICA-RJ: Victor Brasil; Luciano Tchô, Matheus Alves, Rennã e Emerson; JV, Caio Cunha, Cleyton e Léo Pedro (Daniel Fonseca, 17’/2ºT); Jefinho (Kauê Cleyton, 34’/2ºT) e Iacovelli (Edson Mika, 34’/2ºT). Técnico: Leandro Miranda.

PORTUGUESA-RJ: Douglas Borges; Luis Gustavo, Léo Cruz, Lucas Costa e PV; Henrique Rocha, João Paulo, Gustavo Aguilar e Bruno Mota; Gui Mendes e Gilber. Técnico: Alex Nasci.

Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)

Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Júlio César Souza Gaudêncio (RJ)

Cartão amarelo: Jeffinho, JV (AME)

Cartão vermelho: Henrique Rocha, PV (POR)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.



Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *