A Fórmula 1 anunciou o calendário de corridas sprint para a temporada de 2026, e pela primeira vez desde a introdução do formato, o Grande Prêmio de São Paulo, realizado no circuito de Interlagos, não estará presente na lista.
O formato sprint, implementado em 2021, consiste em uma corrida de 100 km realizada no sábado, com pontos atribuídos aos oito primeiros colocados. Desde então, Interlagos foi uma das sedes constantes. Agora, o circuito receberá apenas a corrida principal no domingo.
Além do GP de São Paulo, Bélgica, Estados Unidos e Catar também deixarão de adotar o formato reduzido na competição.
Os Grandes Prêmios do Canadá, da Holanda e de Singapura serão, pela primeira vez na próxima temporada, realizados no formato de corrida sprint na Fórmula 1. Esses circuitos se juntam aos já tradicionais GPs da China, de Miami e da Inglaterra — totalizando seis sprints na categoria.
Zandvoort, casa do tetracampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, deixará o calendário da Fórmula 1 a partir de 2027.
“O formato sprint tem ganhado cada vez mais impacto positivo e popularidade desde sua introdução em 2021”, afirmou o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, em comunicado oficial.
“Com quatro sessões competitivas ao invés de duas em um final de semana convencional de Grande Prêmio, os eventos oferecem mais ação a cada dia para nossos fãs, parceiros de transmissão e promotores, impulsionando o aumento de público e audiência”, destacou Domenicali.
O dirigente também apontou que a temporada de 2026 marcará o início de uma nova era regulatória na categoria, e que a inclusão de três novos circuitos para os eventos sprint deve “aumentar ainda mais a emoção nas pistas”.
A Fórmula 1 informou que, em 2024, a audiência televisiva dos fins de semana com sprint — que têm a qualificação na sexta-feira, em vez de uma segunda sessão de treinos — foi, em média, 10% maior do que nos eventos sem a corrida de sábado.
Veja o calendário de corridas da Fórmula 1 em 2026
- GP da Austrália
- GP da China (Sprint)
- GP do Japão
- GP do Bahrein
- GP da Arábia Saudita
- GP de Miami (Sprint)
- GP do Canadá (Sprint)
- GP de Mônaco
- GP de Barcelona
- GP da Áustria
- GP da Inglaterra (Sprint)
- GP da Bélgica
- GP da Hungria
- GP da Holanda (Sprint)
- GP da Itália
- GP da Espanha
- GP do Azerbaijão
- GP de Singapura (Sprint)
- GP dos Estados Unidos
- GP do México
- GP de São Paulo
- GP de Las Vegas
- GP do Catar
- GP de Abu Dhabi
Fonte: Site Oficial CNN Brasil