O maestro João Carlos Martins, 85, irá se apresentar com a Bachiana Filarmônica Sesi-SP no Auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) no dia 3 de outubro.
A apresentação com entrada gratuita terá Martins como regente em “Intermezzo”, de Pietro Mascagni, e tocando piano em “Era uma Vez no Oeste”, de Ennio Morricone.
Além disso, a noite terá” Abertura de Carmen”, de Georges Bizet; a “Sinfonia nº 25 (Allegro Com Brio)”, de Wolfgang Amadeus Mozart; a “Dança Húngara nº 1”, de Johannes Brahms; e o célebre “Danúbio Azul”, de Johann Strauss.
João Carlos Martins é reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, tendo gravado a obra completa para teclado do renomado compositor alemão.
Após sofrer com as consequências de uma doença neurológica chamada distonia, ele voltou a tocar piano utilizando luvas biônicas. O maestro fez sua última apresentação das turnês internacionais em maio, em Nova York, dando início de uma nova fase dedicada à educação musical no Brasil.
O regente agora abraça um novo desafio: levar a música clássica para crianças e jovens carentes do país. Inspirado pelo legado do compositor Heitor Villa-Lobos, Martins pretende utilizar a música como instrumento educador.
Serviço
João Carlos Martins e Orquestra Bachiana SESI-SP no Masp
- Data: 03 de outubro de 2025 (sexta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Masp Auditório (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200)
- Entrada gratuita – disponibilização de ingressos 2h antes do início do espetáculo, na bilheteria presencial do Masp (sujeito à lotação da sala)
Fonte: Site Oficial CNN Brasil