Posted in

20 dicas para seus momentos de adoração eucarística

A adoração eucarística é um encontro real, vivo e transformador com Jesus sacratórios. Mas como podemos melhorar para esse momento de graça? Essas dicas o ajudarão a aprofundar sua oração, fortalecer sua fé e viver uma adoração mais consciente, amorosa e frutífera.

Não se pode amar quem não sabe e, na vida de todo católico, nada fortalece a fé mais do que passar um tempo em oração e que melhor se fizermos isso na frente do próprio Jesus na Eucaristia. Como Santa Catalina de Genoa disse:

“O tempo que passo na frente do tabernáculo é o melhor tempo bem usado da minha vida.”

Se você deseja enriquecer sua oração e crescer em intimidade com Cristo, aqui compartilhamos 20 dicas práticas que podem ajudá -lo a viver em maior profundidade sua próxima visita ao Santíssimo Sacramento.

1) Entre com reverência e silêncio

Ao chegar à igreja onde o Santíssimo Sacramento é exposto, ela vem em silêncio e reverência. Ajoelhe -se com os dois joelhos como um sinal de adoração e incline sua cabeça. Esse gesto inicial marca o padrão para se colocar imediatamente na presença de Deus.

2) Invoca o Espírito Santo

Para entrar na presença de Jesus, invocar o Espírito Santo e peça que ele conceda a você os presentes necessários para viver um momento de profunda oração.

3) Faça um ato de fé

Começa com um ato de fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Você pode dizer: “Senhor, acho que você está presente sob o sinal de pão no anfitrião. Eu adoro você e agradecemos”. Durante todo o tempo de adoração, renova sua oração com atos de fé vivificados pelo amor.

4) Adote uma postura corporal adequada

Lembre -se de que você pode adorar sentado, joelhos ou em pé. Se você estiver sozinho, pode até prostrar no chão. O importante é que o corpo não é um obstáculo à oração.

5) Ore os salmos ou a liturgia das horas

Se você está louvando, agradecendo, pedindo perdão ou procurando uma resposta, você encontrará um salmo apropriado. A liturgia das horas apresenta uma excelente maneira de orar através do livro dos Salmos ao longo do ano.

6) Pratique a “Oração de Jesus”

Repita “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha misericórdia de mim, que eu sou um pecador” De novo e de novo, enquanto você acalma seu coração e mente. Esta frase curta pode ajudá -lo a manter a concentração e a lembrança.

7) Ore o rosário calmamente

Faça bem os gestos iniciais: o sinal da cruz, o golpe no peito ao pedir perdão. Anuncia o mistério que você vai contemplar e meditar por um momento na frase bíblica proposta antes de começar. Ore calmamente, sem se apressar, saboreando todas as frases enquanto em seu coração você pensa em Jesus.

8) Medite usando escrituras

Leia e medite no Evangelho do próximo domingo ou no domingo anterior. Isso ajudará você a viver e prolongar a celebração da massa do dia do Senhor. É bom que você possa ler o evangelho diretamente da Bíblia e não do telefone celular. Leia o texto não apenas uma vez, mas duas ou três vezes, parando nas palavras que mais atraem sua atenção.

9) Basta olhar para Jesus

A adoração eucarística é a maneira mais simples e direta da Terra para ver Deus. Você se apresenta à sua presença. Você olha para Jesus, ele olha para você. Se você sabe apenas como fazer isso, sabendo que está olhando para você com amor já é muito.

10) Abra seu coração para Cristo

Fale com Jesus, ciente de que você está na presença dele e diga a ele tudo o que vem à mente. Ouça sua resposta. Você pode orar enquanto São Francisco instruiu seus irmãos:

“Eu adoro você, Oh Cristo, presente aqui e em todas as igrejas do mundo, porque por seu Santa Cruz você resgatou o mundo”.

11) Expresse seu amor

Diga a ele que você ama de todo o coração, mesmo que não sinta nada. Ele quer atrair você na doçura de seu coração. Fique em seu amor e ouça o que você tem para lhe dizer.

12) Repita frases curtas

Você não precisa de frases elaboradas ou palavras complexas para falar com Jesus, apenas abra seu coração. No entanto, se você achar difícil se concentrar, você pode Musto Shooter Para manter sua atenção em Cristo durante toda a adoração.

Aqui você encontrará algum jaculatório que possa atendê -lo.

13) Solicite perdão e interceda por outros

Pense naqueles que o machucaram e solicitam uma bênção especial para eles. Peça a Deus para perdoá -lo por todas as vezes que você negligenciou ou feriu outra pessoa. Presentes perante o Santíssimo Sacramento a todos aqueles que pediram que você os governe.

14) Inclui Maria em sua adoração

Durante sua hora sagrada, peça à Virgem Maria que o acompanhe. Ela é nossa mãe e está sempre disposta a interceder por seus filhos, para nos levar a mão para Jesus. Sua presença materna pode ajudá -lo a viver esse momento com maior lembrança, amor e confiança.

15) Leia a vida dos santos

A maioria dos santos teve grande devoção a Jesus na Eucaristia. Santa Teresa de Lisieux, Santa Catalina de Siena, São Francisco de Asís, Santo Tomás de Aquino, são apenas alguns exemplos. Leia sobre eles e ore suas orações diante do Santíssimo Sacramento.

16) Escreva em seu diário de oração

Tomar um diário de oração é uma maneira concreta e bonita de cultivar um relacionamento mais íntimo com Deus. Nele, você pode capturar suas orações, reflexões, agradecimentos e preocupações. Com o tempo, este jornal se torna testemunho de sua caminhada espiritual e a obra de Deus em sua vida.

Saiba mais sobre o jornal de oração aqui.

17) Mantenha o silêncio interior

É essencial que você tenha uma atitude interior de silêncio. Ele não apenas se refere a não falar ou fazer barulho, mas à concentração e atitude de lembrança. Os momentos do silêncio são completamente vitais para ouvir o sussurro da voz de Jesus.

18) Seja paciente consigo mesmo

Você não deve se censurar se não encontrar respostas rápidas na meditação, mas deve prosseguir lentamente, com paciência e humildade. Se você distrair ou se cansar, é normal. O importante é retornar gentilmente sua atenção para Jesus presente no Santíssimo Sacramento.

19) Peça ajuda ao seu anjo da guarda

Peça ao seu anjo da guarda para ajudá -lo a adorar. Reconheça que você é digno de ser amado e agradece por esse Deus que o ama como você é e chama você para a vida eterna.

20) Sempre termine com gratidão

Antes de concluir seu tempo de adoração, dedique alguns minutos para agradecer a Jesus por ter permitido que você estivesse em Sua presença. Agradecemos especificamente aos agradecimentos recebidos durante esse período, por seu amor incondicional e pelo presente da Eucaristia. Você pode dizer algo como:

“Obrigado, Jesus, por esse tempo com você. Obrigado por me amar como eu sou. Peço que me ajude a levar sua presença comigo o resto do dia.”

Lembre -se de que nossa vida de fé não permanece na capela: ela se estende em nossa rotina diária, onde você é chamado a ser a presença viva de Cristo no meio do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *