Enquanto em Milão as institutos religiosos vazios, Anna Maria decidiu ir contra a atual!
Com pouco mais de trinta anos, Anna Maria acaba de fazer sua profissão solene no mosteiro capuchinho Clarisas em Milão. Ele escolheu meditação, acordando ao amanhecer, orações, leituras e muito mais. Nove irmãs vivem com ela, algumas delas velhas, até 89 anos.
“Eu não sou um anjo, não sou melhor do que ninguém. Mas encontrei um lugar onde me sinto completo”, ele compartilhou Corriere della Sera.
Quando perguntado se ele perdeu alguma coisa, ele respondeu: “Toda escolha implica renúncia. Mas se você está construindo algo em profundidade, as dúvidas são uma oportunidade de fortalecer a confiança e a fé, não para fugir. Às vezes, para entender que a vida não fica sem coisas, você precisa ficar onde está”.
Anna Maria, freira do claustro aos 30 anos (enquanto os mosteiros vazios): “Eu não sou um anjo” https://t.co/ubiclkwuy6
– Corriere della Sera (@corriere) 5 de julho de 2025
Os sonhos da adolescência, o fim de um relacionamento e o Camino de Santiago
Quando adolescente, Anna Maria sonhava em ter um namorado, se casar e uma casa cheia de filhos. “Eu sempre tive uma idéia muito forte de comunidade. De uma família ampla e aberta”. Mas seu relacionamento terminou após quatro anos.
Foi então que ele decidiu fazer o Camino de Santiago: “Ele andou, chorou, pensou e fez amigos, especialmente com duas meninas e um frade. Todas as noites comemorávamos a Eucaristia. Senti que não estava sozinha”.
Universidade, voluntariado e suas primeiras experiências em mosteiros
De volta a Milão, ele se formou, começou a trabalhar na Fundação Don Gnocchi e se dedicou a ser voluntário na prisão de Bollate. Quanto à sua vida pessoal, “saí, tentei me apaixonar novamente. Mas sempre havia algo que estava faltando. Como um nó que não é desencadeado”.
Foi então que suas primeiras visitas aos mosteiros começaram, como Santa Clara em Gorla e a dos carros capuchinhos em Brescia. “Eu estava procurando um espaço onde você possa ouvir o que o barulho cobre. Um dia eu disse: Pare de pensar tanto. Deixe -se amar.” Um ano depois, Anna Maria tomou a decisão final de entrar!