O líder da oposição israelense Yair Lapid elogiou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump em comentários ao Knesset. Ele disse ainda que o líder americano deve receber o Prêmio Nobel da Paz no ano que vem.
“Quando o senhor foi eleito, declarou que seria ‘o Presidente da Paz’. O senhor cumpriu sua palavra”, disse Lapid enquanto estava ao lado de Trump.
“O fato de o senhor não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz é um erro grave do comitê — mas eles não terão escolha, Sr. Presidente. Terão que lhe conceder o Prêmio Nobel no ano que vem”, continuou.
Lapid destacou ainda que o presidente dos EUA conseguiu o “inimaginável”, mas agora Israel precisa “assumir a responsabilidade” pelos próximos passos.
Ele acrescentou que os “vizinhos de Israel precisam entender mais uma coisa sobre nós: não vamos a lugar nenhum”, afirmando: “O Oriente Médio é o nosso lar. Viemos para ficar”, afirmou.
“Apelamos a todas as nações do mundo islâmico, a todos os nossos vizinhos: Arábia Saudita, Síria e outros: viemos para ficar. Podemos fazer grandes coisas juntos. Venham conversar conosco”, continuou.
“Sr. Presidente, o senhor é quem pode fazer isso acontecer – como fez com os históricos Acordos de Abraão”, disse Lapid a Trump. “O senhor pode ser quem trará a próxima onda de paz. O povo de Israel apoia isso. Eles querem isso. Estamos prontos.”
Ele disse ao presidente dos EUA que ele e sua equipe, no Egito mais tarde na segunda-feira, poderiam “forjar uma aliança regional que mudará não apenas o Oriente Médio, mas o mundo inteiro”.
Lapid também denunciou aqueles “que se manifestaram contra Israel nos últimos dois anos”, dizendo que eles “foram enganados”.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil