Pelo menos oito estados tiveram problemas no fornecimento de energia elétrica
14 out
2025
– 07h22
(atualizado às 07h36)
Ao menos oito estados brasileiros enfrentaram problemas com o fornecimento de energia elétrica na madrugada desta terça-feira, 14. Segundo relatos nas redes sociais, o apagão aconteceu em locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná.
Apesar do apagão generalizado, os efeitos foram diferentes em cada localidade. Em algumas cidades, houve oscilação por alguns segundos, enquanto outras tiveram a interrupção total da energia por até 20 minutos.
A falha teria sido causada por uma contigência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a agência Reuters, as concessionárias relataram que por volta das 00h30 houve atuação do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um mecanismo de proteção acionado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) de forma automática que implica corte de energia aos consumidores quando há necessidade de se reequilibrar o sistema elétrico por algum distúrbio.
O Ministério de Minas e Energia informou que o apagão foi provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná. Até o momento, não se sabe a causa do incêndio.
O que se sabe?
Em São Paulo, o apagão teria afetado 937 mil clientes da Enel por cerca de oito minutos. A empresa afirmou que o problema foi causado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). “O procedimento de corte de carga, conhecido como ERAC, acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN, para proteger o sistema elétrico”, disse a Enel.
No Rio de Janeiro, a falha atingiu 450 mil clientes da Light, que também citou o acionamento do ERAC e uma falha no SIN como possível causa na queda de energia. Em algumas regiões do estado, o apagão durou quase uma hora.
No Amazonas, a empresa responsável pelo fornecimento de energia relatou uma perturbação no SIN no fim da noite desta segunda-feira, que interrompeu o fornecimento em algumas regiões.
*Em atualização.
Fonte: Site Oficial Terra