A vazão foi de quase quatro vezes acima da média histórica […]
Na noite da última segunda-feira, 13 de outubro, as Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltou a atingir níveis históricos.
De acordo com a administração do atrativo, o volume de água chegou a impressionantes 7,1 milhões de litros por segundo. O número equivale a quase quatro vezes acima da média histórica, de 1,5 milhão de litros por segundo.
Apesar do nível estar diminuindo gradualmente, o cenário continua grandioso.
Ontem, 14 de outubro, a vazão seguia elevada, quando foram registrados 5 milhões de litros por segundo, cerca de 2 milhões a menos do que o pico observado no dia anterior. Porém, a previsão é de que o fluxo continue baixando, podendo chegar a cerca de 3 milhões de litros por segundo.
No entanto, o fenômeno, consequência das fortes chuvas que atingiram a bacia do rio Iguaçu, no último fim de semana, não impediu a abertura do Parque Nacional do Iguaçu, que segue aberto e com suas operações funcionando normalmente, com acesso liberado às passarelas, trilhas, ciclovia, mirantes e demais atrativos.
Cataratas do Iguaçu
Criado em 1939 por meio de um decreto-lei do então presidente da República, Getúlio Vargas, essa unidade de conservação brasileira abriga o maior conjunto de quedas d’água do mundo.
Com mais de 26 milhões de visitantes, desde 2000, esse parque de 186 mil hectares é considerado um dos mais visitados do Brasil e guarda um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, de acordo com o ICMBio.
Atualmente, a atração natural mais procurada são as impressionantes quedas de até 80 metros de altura, alcançando larguras que vão de cerca de 800 metros, no lado brasileiro, a 1.900 metros, na Argentina.
A 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu, o parque chega a abrigar mais de 100 quedas d’água, de acordo com a vazão do rio.
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A.
Fonte: Site Oficial Terra