O futebol brasileiro poderá, a partir de agora, importar a tecnologia usada nos gramados da NFL para os usados nos estádios por aqui. Com origem norte-americana, o sistema Play OnTime é feito com gramado natural com base arenosa, cultivado sobre uma camada impermeável que concentra o sistema radicular da grama.
A promessa dos envolvidos é que a novidade chegue para revolucionar um assunto debatido atualmente no Brasileirão, por causa das péssimas qualidades de alguns gramados e da opção de outros pela instalação do piso sintético.
Leia Mais: Principais ligas europeias chegam a R$ 30 bilhões com patrocínios
Continua depois da publicidade
Essa estrutura faz com que as raízes cresçam de forma densa e entrelaçada, resultando em um bloco coeso e resistente, capaz de manter sua integridade desde a colheita até a instalação no estádio. A inovação permite uma drenagem mais eficiente, melhor aeração e um piso extremamente estável, o que representa um avanço em relação aos métodos convencionais.
A tecnologia foi desenvolvido pela empresa brasileira Itograss em parceria com a Carolina Green, referência nos Estados Unidos na produção de gramados esportivos de alta performance. Ela ainda não foi implantada em nenhum estádio por aqui, mas as empresas conversam com interessados.
De acordo com Rodrigo Santos, coordenador do Centro de Gramados Esportivos e Inovação da Itograss, a principal vantagem da tecnologia é a possibilidade de uso imediato após a instalação.
“Com o Play OnTime, temos um gramado estável, preparado para suportar uso intenso com segurança e previsibilidade. Diferentemente de outros modelos, em que se deve esperar de dois a três dias para ser usado, esse método permite a utilização poucas horas após a instalação, e acredito que esse seja um dos seus maiores diferenciais”, explica o especialista.
Leia Mais: Ainda é tempo de dar novo nome para o Estádio do Maracanã?
Desde 2008, a empresa parceira dos Estados Unidos opera com sua tecnologia patenteada GameOnGrass, que serve de base para o novo modelo agora trazido ao Brasil. Somente em 2024, a companhia foi responsável por 74 obras em diferentes estados dos EUA, se consolidando como uma referência no segmento.
Continua depois da publicidade
Entre os estádios que já utilizam esse tipo de gramado estão algumas das arenas mais conhecidas da NFL, como o Arrowhead Stadium (Kansas City Chiefs), FedEx Field (Washington Commanders), M&T Bank Stadium (Baltimore Ravens), Bank of America Stadium (Carolina Panthers) e Soldier Field (Chicago Bears). Além deles, a tecnologia também está presente em importantes estádios universitários, como o Kenan Memorial Stadium, da Universidade da Carolina do Norte, e o Davis Wade Stadium, da Universidade Estadual do Mississippi.
No Brasil, a Itograss já é uma das principais fornecedoras de gramados esportivos, presente em 90% dos estádios e centros de treinamento das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo arenas como o Maracanã, Mineirão, Morumbi, Vila Belmiro, Mané Garrincha e São Januário, entre outros.
Fonte Site Oficial infomoney