Em 15 de agosto de 2025, a Eterna Word Television Network celebra o 44º aniversário da Fundação Chain da mãe religiosa Angelica.
Em um Vídeo transmitido em Mother Angelica Live ClassicsA fundadora da EWTN explica, em suas próprias palavras, como ela criou a rede de televisão de um estudo em uma garagem.
Quando a mãe Angelica entrou em um estúdio de televisão pela primeira vez em Chicago (Estados Unidos), ela não imaginou que estava prestes a começar uma revolução mundial na mídia católica.
A mãe Angelica diz que seu caminho começou em 1973, quando começou a escrever livros e dar palestras.
Suas irmãs imprimiram seus livros e, em breve, a demanda cresceu tanto que ela começou a dar palestras, o que finalmente a levou a participar de um talk show protestante em Chicago. Essa experiência acendeu uma faísca que daria lugar a algo muito mais velho.
No vídeo, a mãe Angelica se lembra daquele momento:
“Quando entrei no estúdio – o que era muito menor que este”, percebi como era necessário pouco espaço para alcançar as massas. Pensei: ‘Senhor, eu tenho que ter um desses!’ “
Apesar dos primeiros obstáculos – como sua primeira gravação em casa, que descreve como “um desastre … parecia a avó Moisés sentada em uma cadeira de balanço” – suas irmãs a incentivaram a gravar outra fita e enviá -la para a Rede de Radiodifusão Cristã (CBN). Em menos de duas semanas, eles a convidaram para produzir 60 programas de meia hora.
No entanto, o verdadeiro teste ocorreu quando a mãe Angelica descobriu que outra cadeia planejava transmitir um filme blasfêmico que apresentou a Jesus como um falso profeta. Ao confrontar o gerente da estação, ele perguntou: “Você acha que Deus se importa?”
A mãe Angelica respondeu com coragem: “Sim, ele se importa, eu já me importo.” Ele se recusou a permitir que o filme transmitisse em seu espaço.
O gerente respondeu: “Se você sair desta estação, estará fora da televisão”. Ele o avisou que o fim de sua carreira na televisão significaria.
Sua resposta foi:
“Oh não, eu não preciso de você. Eu só preciso de Deus. Vou me construir.”
E foi exatamente isso que ele fez.
Ao voltar para casa, a mãe Angelica disse às irmãs que não construiriam a garagem que haviam planejado originalmente, mas um estudo de televisão. Isso surpreendeu o contratado que cavou as fundações.
“Um estudo de televisão?” Ele perguntou.
“Sim, um estúdio de televisão”, ela repetiu.
A EWTN teve esse começo humilde, cimentado com uma fé ousada, um “bocota” e a providência de Deus.
Madre Angelica conclui dizendo que o desenvolvimento da cadeia católica era “uma providência incrível!” e uma missão nascida da necessidade em “esses tempos sérios”.
“Ele queria essa cadeia para você, nesses momentos sérios”, disse ele.
Hoje, a EWTN, empresa controladora da Churchpop, atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Tudo começou com a coragem de algumas irmãs, uma gravação “desastrosa” e a recusa em comprometer a fé.
Sua história é um exemplo do que pode acontecer quando uma pessoa é corajosa e deposita toda a sua confiança em Deus. A visão da mãe Angelica mudou para sempre o panorama da mídia católica.