Presidente em exercício citou papa Francisco em discurso
BRASÍLIA, 13 OTT – O presidente em exercício Geraldo Alckmin fez nesta segunda-feira (13) um chamamento para que a COP30 seja marcada pela “aceleração da implementação do Acordo de Paris” e citou o papa Francisco durante seu discurso na abertura das atividades da Pré-COP30, que se realiza em Brasília, faltando menos de um mês para a cúpula de Belém.
“A presidência brasileira da COP propõe três objetivos centrais: primeiro, reforçar o multilateralismo no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas; segundo, conectar o regime climático à vida real das pessoas; e terceiro, acelerar a implementação do Acordo de Paris”, afirmou Alckmin.
“Quero lembrar o papa Francisco, [que disse] na encíclica ‘Laudato Si’: Tudo está interligado, por isso exige-se uma preocupação pelo meio ambiente”, sublinhou o presidente em exercício.
Ele foi o primeiro orador a falar na reunião desta segunda-feira, ao lado dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e da diretora-executiva da cúpula de Belém, Ana Toni.
Ao encerrar o discurso, Alckmin destacou a necessidade de unir avanços tecnológicos e compromissos ambientais. “Nessa nova era tecnológica e ambiental, precisamos aplicar o princípio da responsabilidade ética voltada para o futuro”, salientou.
.
Fonte: Site Oficial Terra