O evento oferecerá yoga, roda de conversa e trilha noturna na maior floresta urbana nativa do mundo
O Parque Horto Florestal de São Paulo realizará, no último sábado do mês, 25 de outubro, mais uma edição da Caminhada Noturna, desta vez em uma versão especial para mulheres, que celebra o Outubro Rosa com atividades de bem-estar, contato com a natureza e autocuidado. A experiência oferece a oportunidade de vivenciar a transição do dia para a noite na exuberante Mata Atlântica, culminando no mirante natural da Pedra Grande.
A “Caminhada DELAS” conta com a parceria de Avatim, Vin TimTim, Sandra Ladwig, Tamis e Ana, do Trail Girls, e Giuliana Patrícia, terapeuta integrativa. O evento terá início às 15h30 no Museu Florestal Octávio Vecchi, ponto de recepção do grupo, com término previsto para as 21h.
Após a saída, as participantes seguirão pela trilha de asfalto em direção à Pedra Grande, onde serão recebidas com uma aula de Yoga conduzida pela professora Sandra Ladwig. Na sequência, haverá uma roda de conversa, ativações da Vin TimTim e sorteios. Quem desejar poderá fazer uma pausa no café localizado no mirante, aproveitando o espaço para o lanche, contemplação da paisagem e interação entre as participantes. Com o cair do sol, o grupo descerá pela trilha da mata com lanternas, encerrando a experiência com uma visita mediada ao Museu Florestal, acompanhada de ativação da Avatim.
Para participar, é recomendado o uso de roupas e calçados confortáveis, além de trazer lanterna de mão ou headlamp (não há iluminação na floresta), repelente e garrafa de água. A lotação é limitada a 80 participantes, com ingresso no valor de R$ 170, sem meia-entrada, destinado a mulheres maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Um passeio pela biodiversidade
A Caminhada Noturna é uma oportunidade para o visitante explorar um remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do planeta, lar de espécies como o bugio, o tucano-de-bico-verde e o sagui-da-serra-escuro. A Cantareira, em São Paulo, é considerada a maior floresta urbana nativa do mundo, com cerca de 8.000 hectares de Mata Atlântica preservada. Monitores especializados da Urbia acompanharão os grupos, compartilhando informações e curiosidades sobre o ecossistema, tornando a experiência ainda mais educativa.
Além disso, o Museu Florestal Octávio Vecchi, que fica próximo ao ponto de encontro da caminhada, possui um rico acervo sobre a biodiversidade brasileira e o uso sustentável dos recursos florestais.
Fonte: Site Oficial Terra