Prova dos 50m livre da classe s5 teve brasileiro com a medalha de bronze
O chinês Jincheng Guo surpreendeu novamente o mundo da natação ao conquistar a medalha de ouro no Mundial Paralímpico neste domingo, 21, em Singapura. A técnica do atleta, apelidada de “escudo d’água”, difere da dos competidores e chama atenção.
Nela, Guo cria algo parecido com um escudo d’água, uma bolha de ar, para vencer a resistência aquática, e atravessa a piscina praticamente inteiro submerso, no ponto exato para que o ar o favoreça. Ao contrário dos outros, que tentam acelerar com o movimento do tronco, ele apenas bate as pernas para avançar. Confira o vídeo da prova.
Com essa técnica, o chinês venceu a medalha de ouro com o tempo de 30s11, tendo liderado desde o início. Em segundo lugar ficou o ucraniano Artem Oliinyk (31s42) e o bronze foi para o brasileiro Samuel Oliveira (31s67).
Na natação paralímpica existem 14 classes: da s1 à s10, competem os atletas com limitações físico-motoras (quanto menor o número da classe, maiores são as limitações). Na s5, disputam atletas que não conseguem utilizar os dois braços, ou as duas pernas. As classes s11, s12 e s13 são para atletas com deficiência visual e a s14 para pessoas com deficiência intelectual.
Guo também tem outra peculiaridade nas competições: não utiliza touca ou trajes especiais, apenas a sunga. Ele também tem quatro medalhas de ouro e duas de prata paralímpicas.
Fonte: Site Oficial Terra
