Posted in

Ciência, inovação e clima: workshop no Rio prepara caminho para a COP30

“Não há política climática eficaz sem base científica sólida”. A afirmação do presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, marcou os debates do Workshop de Integração e Fortalecimento da Ciência da Agenda Climática, realizado nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro.

O encontro reuniu pesquisadores de referência mundial, como Carlos Nobre (IEA–USP), Paulo Artaxo (USP) e Thelma Krug (COP30). Os debates serviram para
reforçar o papel da Finep (Financiadora de Recursos e Projetos) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na construção de uma agenda climática robusta, mostrando que ciência, inovação e sustentabilidade caminham juntas na preparação para o maior evento climático global já sediado pelo Brasil.

“Sabemos que o Brasil é um dos protagonistas na solução da crise climática. No entanto, nossos biomas estão sob pressão. A questão dos desmatamentos, das queimadas, a degradação, os ecossistemas e os eventos climáticos externos. Isso nos coloca com enormes desafios”, disse o presidente da Finep.

No evento, foi apresentada a pauta do MCTI a ser levada para a COP30. A ideia é que o documento – fundamentado em caráter científico – seja incluído nos debates da conferência.

A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025 na cidade de Belém, Pará. Será a primeira edição a acontecer na região da Amazônia. O “Plano Clima” é o nome da política nacional do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas, com ações previstas entre 2024 e 2035.

Fonte: Site Oficial CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *