Posted in

conheça os santos mais inusitados

Na história da Igreja Católica, há desde santidades ligadas a causas impossíveis até às dores estomacais e à cerveja

Neste final de semana, a Igreja Católica canonizou Carlo Acutis, o padroeiro da internet. Em um primeiro momento, esse título pode parecer equivocado e fora dos padrões da religião, mas é, na verdade, uma pequena demonstração da devoção do jovem. Isso porque ele o ganhou por usar seus conhecimentos em computação para evangelizar. Feitos semelhantes também ocasionaram o surgimento de outros santos incomuns.




Carlo Acutis, conhecido como o padroeiro da internet, é apenas um dos santos conhecidos por seus feitos incomuns

Foto: Reprodução/Youtube/Simone Martin / Bons Fluidos

Um exemplo é o caso de Santa Clara de Assis, a padroeira da televisão. Há ainda designações que fazem referência ao martírio, o que ocorreu com Erasmo de Formia, a santidade das dores abdominais. Conheça suas histórias:

Santos inusitados

Assim como na história geral, no catolicismo, antes de surgir um ser espiritual ligado à internet, houve um associado à televisão. Esse foi o caso de Santa Clara, que ficou conhecida por conseguir projetar a imagem de uma missa na parede de seu quarto apenas por meio da oração.

Segundo os relatos, em 11 de agosto de 1253, ela não pôde comparecer à cerimônia na Igreja de São Francisco por estar doente. No entanto, mais tarde, descreveu com precisão todos os detalhes do evento, o que a consagrou como padroeira da TV.

Além de Clara, Rita de Cassia, vista como aquela que roga pelas causas impossíveis, é outra santidade reconhecida por seus milagres. Durante toda a sua vida, e até após a morte, a mulher realizou feitos considerados inacreditável. Ainda criança, por exemplo, ela saiu ilesa de um ataque de abelhas. Mais tarde, quando já estava casada, orou para que o marido se tornasse um bom homem. O pedido, por fim, se concretizou, assim como muitos outros da santa.

Santidade do intestino, dos feios e dos cervejeiros

São Erasmo de Formia, intitulado o padroeiro das dores estomacais, ganhou a designação em homenagem ao seu martírio. Especialistas narram que, após anos sofrendo perseguição por espalhar o cristianismo, o santo foi torturado e teve seu abdômen aberto. Ele, contudo, sobreviveu e ficou famoso como aquele que protege contra as cólicas e doenças intestinais.

A dor de São Drogo de Sebourg também lhe garantiu popularidade. De acordo com registros, aos 18 anos, ele desenvolveu uma enfermidade misteriosa que deixou seu rosto deformado. Por isso, após sua canonização, tornou-se um símbolo para aqueles que se consideram feios.

E, apesar de inesperado, na Igreja há ainda santos relacionados à cerveja. Santo Arnaldo de Soissons, padroeiro dos cervejeiros, destacou-se por fabricar a bebida para utilizá-la como substituta da água. Além disso, de acordo com relatos, teria pedido a Deus que multiplicasse o líquido.

Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *