Posted in

conter a desertificação na China

Mais fortes que a madeira e projetadas para suportar calor, vento e radiação, as novas estruturas oferecem uma defesa durável contra a areia




Foto: Xataka

A China encontrou uma maneira engenhosa de dar uma segunda vida aos gigantes que outrora dominaram seu cenário energético. As pás de turbinas eólicas, que começam a se aposentar após 20 ou 25 anos de serviço, estão se tornando mais do que apenas um produto difícil de reciclar: elas agora são usadas para retardar o inimigo que avança silenciosamente: a desertificação.

Uma barreira contra a areia

Pesquisadores da Estação de Pesquisa de Ecologia e Meio Ambiente do Deserto de Gobi, subordinada à Academia Chinesa de Ciências, encontraram uma maneira de transformar pás antigas de turbinas eólicas em barreiras de areia porosas. Essa solução aproveita uma coincidência geográfica: muitos dos parques eólicos no oeste da China estão localizados em regiões áridas ou semidesérticas, precisamente onde as medidas para controlar a expansão do deserto são mais necessárias.

Um processo bastante simples

As turbinas são cortadas, perfuradas e processadas em estruturas porosas. O vento pode passar por elas, mas de forma controlada: apenas o suficiente para reter a areia e alterar seu fluxo. Testes de laboratório mostraram que essas barreiras são 14 vezes mais resistentes do que os painéis de madeira composta e podem suportar facilmente a radiação ultravioleta, o calor extremo e a abrasão constante da areia.

Posteriormente, experimentos em túnel de vento e simulações computacionais confirmaram que elas reduzem significativamente o transporte de areia ao nível do solo. Ao contrário dos métodos …

Veja mais

Matérias relacionadas

Cidade peruana recém-descoberta pode mudar a história da América Latina

Obcecada em superar a China, a NASA acaba de fazer o impensável com sua missão lunar Artemis II: adiantá-la

Como Walt Disney construiu o Magic Kingdom com US$ 400 milhões e transformou Orlando no maior parque do mundo

Arqueólogos acharam que era uma ferramenta agrícola, mas era uma roda rara da Idade do Ferro

“Tentei abrir o carro, mas não funcionou”: duas crianças e um adulto morrem presos em um Tesla em chamas na Alemanha

Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *