Outra conquista da abordagem comandada pela BrandLovers foi a redução do custo por impacto em 37%
Resumo
A campanha de rebranding da Nio Fibra, liderada pela BrandLovers com foco no YouTube Shorts e creators, gerou aumentos significativos de awareness e redução de custos, consolidando a Creator Economy como estratégia de sucesso.
Após a aquisição pelo grupo BTG, a antiga Oi passou por um amplo processo de rebranding e se tornou Nio Fibra. Para apresentar a nova marca ao público brasileiro, a empresa apostou em creators como voz principal da campanha, utilizando o YouTube Shorts como formato para gerar conexão. A iniciativa, viabilizada pela BrandLovers em parceria com o Google, mostrou como unir linguagem nativa e eficiência pode transformar um dos maiores desafios de comunicação do mercado brasileiro em resultados de negócio concretos.
“Acreditamos que uma boa comunicação significa respeitar a linguagem e o contexto de cada plataforma. Com creators no YouTube Shorts, somos nativos do meio digital, explorando o potencial de conteúdos curtos e autênticos em sintonia com a própria dinâmica da rede”, afirma Bárbara Martinho, Gerente de Comunicação da Nio.
O desafio
Reposicionar uma marca não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma das mais conhecidas do país. Além dessa necessidade, existia a demanda de garantir que a nova identidade tivesse capilaridade e conexão com públicos diversos.
Para dar conta do desafio, foi escolhida uma abordagem centrada no Marketing de Influência com um formato ainda pouco explorado — o YouTube Shorts. Na prática, a campanha ativou 74 creators de segmentos como Humor, Memes, Vlogs, DIY, Tecnologia e Comédia, representando 9 estados brasileiros.
Resultados expressivos
A campanha não apenas apresentou a nova marca ao mercado, como gerou um impacto importante para o negócio:
10% de aumento absoluto em awareness na campanha de Shorts
+45% de crescimento em awareness com os vídeos dos creators
37% de redução no CPLU (custo por lift em awareness) com os vídeos dos creators
“Esse case mostra exatamente a força do marketing de creators quando tratado como mídia. Com tecnologia, conseguimos regionalizar a mensagem, gerar eficiência em escala e, ao mesmo tempo, entregar autenticidade. É um modelo que prova que a Creator Economy já é um motor estratégico de negócio para grandes marcas”, destaca Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovers.
Ao combinar escala, autenticidade e eficiência, a iniciativa consolidou o papel da Creator Economy como motor estratégico em projetos de transformação de marca de alto impacto.
Fonte: Site Oficial Terra