Nota do editor: Para promover a observância da oitava tradicional de corpus Christi como parte de nossa cruzada de reparação eucarística, publicaremos todos os dias as leituras patrísticas da oitava, conforme contido em breviares pré-55. As seguintes leituras e responsáveis vêm do escritório romano, como promulgados após Trent em 1570.
Nocturn II
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Deus, o Pai Onipotente, seja para nós misericordiosos e Clement. Amém.
Leitura 4
Dos sermões do abençoado patriarca de Jerusalém Cyril.
Palestras Catequéticas, 40
TEle ensina o abençoado Paulo parece uma instrução suficiente para você sobre esses mistérios divinos, dos quais, se formos dignos, você se torna lá, por assim dizer, de um corpo e de um sangue com Cristo. Paulo diz que nosso Senhor Jesus Cristo, “a mesma noite em que ele foi traído, pegou pão e, quando ele agradeceu, ele o freio e deu -o a seus discípulos, dizendo: ‘Pegue, coma este é o meu corpo’. Depois da mesma maneira, ele também pegou o copo “e agradeceu,” e disse: ‘Pegue isso e beba este é o meu sangue. ”Como, portanto, é ele quem definitivamente afirmou e disse, tocando esse pão“ este é o meu corpo ” – quem se atreverá a duvidar que seja assim? E desde que ele novamente afirmou e disse, tocando o copo “Este é o meu sangue”, quem é ele que duvida mais ou diz que não é seu sangue?
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão, abençoe -o, a frear, e entregou aos discípulos e disse:
* Pegue, coma este é o meu corpo.
V. Os homens do meu tabernáculo disseram: Ó que tínhamos em sua carne, não podemos ficar satisfeitos.
R. Pegue, coma este é o meu corpo.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Cristo a todo o seu povo dê, para sempre que viverem. Amém.
Leitura 5
UMNo início de seu ministério, em Cana, na Galiléia, o Senhor transformou água em vinho, algo que tem algumas qualidades em comum com sangue e o consideraremos menos digno de que devemos acreditar nele, quando ele transformar o vinho em sangue. Quando ele foi bem -sucedido a esse casamento em que Twain foi feito uma carne, ele fez o início de seus milagres com a surpresa de todos os homens; e devemos menos certamente que ele nos deu seu corpo e sangue para serem nossa carne e bebida, ou levá -los com fé mais fraca de que eles são de fato seu corpo e seu sangue. Sob o aparecimento de pão, ele nos dá seu corpo e, sob a aparência de vinho, seu sangue e quando você chegará a receber, está no corpo e no sangue de Cristo que se alimenta, sendo um participante de seu corpo e de seu sangue. Assim, é que nos tornamos letras cristãs, a saber, carregando sobre Cristo em nossos corpos, quando recebemos seu corpo e sangue em nossas próprias molduras. Assim, como o abençoado Pedro, somos “Partadores da natureza divina” (2 pet. I. 4).
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Jesus pegou o copo, depois do jantar, dizendo: Este copo é o Novo Testamento no meu sangue.
* Isso faz em lembrança de mim.
V. Minha alma os tem ainda em lembrança e é humilhada em mim.
R. Isso faz em lembrança de mim.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que o fogo do Espírito seja divino em nossos corações Enxinadas brilhar. Amém.
Leitura 6
CHrist disse uma vez, ao conversar com os judeus “exceto que nós comem a carne do Filho do homem, e bebe seu sangue, não tem vida em você” (João IV, 53). Mas eles não levaram espiritualmente o que ele disse, e “a partir daquele tempo muitos de seus discípulos voltaram e não andiam mais com ele” (66). Eles pensaram que ele lhes havia concedido a comer carne. O Antigo Testamento também tinha pão, mas esse pão do Antigo Testamento agora tinha um fim. O pão do Novo Testamento é “o pão que se abaixa do céu” (50), o copo do Novo Testamento, a xícara de salvação, aquele pão e aquele copo que sagra as almas e os corpos. Portanto, terei -te para entender que o pão e o vinho em que você está por vir, não são meros pão comum ou mero vinho comum, pois eles são o corpo e o sangue de Cristo. Mesmo que teus sentidos realmente neguem esse fato, ainda que a fé te faça certamente certamente. Não julgue a coisa pelo sabor, mas deixe a fé nos garantir além de toda dúvida que você está participando do corpo e do sangue de Cristo.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos.
* Este é o pão que se abre do céu, que um homem pode comer e não morrer.
V. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se algum homem comer deste pão, ele viverá para sempre.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.
Nocturn 3
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que a Santa Lecção do Evangelho seja nossa segurança e proteção. Amém.
Leitura 7
Do Santo Evangelho de acordo com João
João 6: 56-59
UMNaquela época, Jesus disse às multidões dos judeus que minha carne é de fato, e meu sangue é de fato. E assim por diante.
Homilia por St. Cyril, papa de Alexandria.
Livro IV. em John, cap. 17
“Aquele que come minha carne e bebe meu sangue”, diz o Senhor, “habita em mim e eu nele”. Se um homem pega dois pedaços de cera e derrete -os e despeje um no outro, eles necessariamente se misturam. Assim também, aquele que recebe o corpo e o sangue do Senhor se uniram tão unidos ao Senhor que ele deve ser encontrado em Cristo e Cristo nele. Outra comparação você encontrará em Mateus. O Senhor lá diz “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher tomou e se escondeu em três medidas de refeição, [till the whole was leavened,]”(XIII. 33) Porque, como Paulo Saith,“ um pouco de fermento ferraram todo o caroço ”(Gal. V. 9). Assim, também um pouco dessa bênção atrai o homem inteiro para si mesmo e o enchem de graça e, portanto, Cristo habita em nós, e nós em Cristo.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue,
* Me habita em mim, e eu nele.
V. Que nação está tão grande, que tem deuses tão próximos a eles, como o Senhor nosso Deus é para nós
R. Me habita em mim, e eu nele.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. A força mais poderosa de Deus sempre é a equipe de seu povo e ficar. Amém.
Leitura 8
UMS por nós mesmos, se ganharmos a vida eterna; Se fômos que o doador da imortalidade se habitasse em nós, corremos livremente para receber essa bênção e, cuidado, que o diabo não tenha sucesso em colocar um bloco de tropeço em nosso caminho, na forma de uma reverência equivocada. Tu, com razão, diz, e sabemos bem, como está escrito: “Quem quer que coma este pão e beba esta xícara do Senhor, omitidamente, coma e bebe condenação para si mesmo” (Cor XI. 27, 29). Portanto, me examino e me vejo indigno. E eu te pergunto, que citém essas palavras para mim, quem jamais será considerado digno, quando você for digno de ser oferecido a Cristo se, por pecado, é indigno, e você quer que não se sinta?
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Como o pai vivo me enviou, e eu vivo pelo pai,
* Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Com o pão da vida e o entendimento, o Senhor o alimentou.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que ele seja o rei dos anjos para esse reino alto que seu povo traz. Amém.
Leitura 9
TPortanto, te aconselho a te buscar pensamentos piedosos, e a viver com cuidado e holily, e assim receber essa bênção, uma bênção que, acredite, banir, não apenas a morte, mas todas as doenças da mesma forma. Pois quando Cristo habita em nós, ele ainda ainda a lei da morte em nossos membros, que guardará contra a lei de nossa mente (Rom. VII. 23). Ele dá força para a piedade, ele se vira para acalmar a onda turbulenta de nossa mente, ele os cura, que estão doentes, ele os levanta que caíram e, como o bom pastor, que dá sua vida para as ovelhas, ele previu que as ovelhas não perecem.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.