Voltei de um retiro de 12 dias para ler o feliz notícias que o Santo Padre confirmou os planos de proclamar São João Henry Newman um médico da Igreja. Eu nunca li muito Newman, mas ele parece ser universalmente respeitado por todos os homens católicos de letras … mas com um lado sombrio. Mas deixe -me voltar a isso em um momento.
A apostasia de Albion
Primeiro, mesmo que eu não tenha lido muito de Newman, já podemos ver o imenso significado desta notícia na história da igreja. De muitas maneiras, todo o ponto crucial da revolta protestante tem sido a queda de Albion, ou seja, a Grã-Bretanha católica, cujo estado policial totalitário, liderado pelo perverso e anti-matíssimo rainha Elizabeth I, pavimentou o caminho para todos os males do nosso dia, a história do Império Britânico e do Império Britânico de Jurosos e o Império Britânico de Jurosos do Império da Bretanha e o seu impotim, o que é o impo de seus maus e o impo de cravo-da-flauta de 168, o que é o império do impo em que o impotim é o que é o seu impo de cravo-brechó e o que é o impo de seus maus e o impo de cravo-cómico. Os erros da Rússia em nossos dias.[1]
Assim, um dos maiores santos dos tempos modernos, São Paulo da Cruz (1694-1775), ofereceu suas comunhões por cerca de cinquenta anos para a conversão da Inglaterra.
Suas orações foram ouvidas por Deus.
Os filhos de São Paulo da cruz – foram para a Inglaterra e receberam a penitência dos hereges anglicanos que estavam, no século XIX, caindo de joelhos diante de Roma em grande número (um movimento conhecido como “Movimento de Oxford”).
E o maior desses hereges penitentes foi St. John Henry Newman.
Então agora esse homem – os primeiros frutos de Albion penitente – será um médico da igreja. As orações de São Paulo da Cruz estão com fruta cada vez maiores! Como o velho Fé de nossos pais Petições de música, “May England [and all her daughters] pode em breve ser livre [of heresy] pelas orações de Maria! ”
O uso e abuso neo-modernista de Newman
Mas sabemos por que os hereges estão promovendo essas notícias. Nós os vimos fazer isso antes. Eles convenceram o Santo Padre a emitir Confiança em suplicar e então chamou de “desenvolvimento” e citado incorretamente Newman – com todos os outros “desenvolvimentos”.
Isso traz à tona o outro fator pelo qual Newman é famoso: a frase “desenvolvimento da doutrina”.
Não estudei completamente os textos de Newman – a melhor edição impressa parece ser publicada por Palavra em chamasde fato – mas seu tratado Um ensaio sobre o desenvolvimento da doutrina – Publicado antes de sua conversão – faz uma grande tentativa de definir o conceito ortodoxo de “desenvolvimento” contra o conceito modernista de “evolução”.
Evolução = modernismo herético
“Evolução” é simples: você coloca um macaco aqui e um homem lá. O único processo que poderia transformar um no outro é o que Calvin e Hobbes chamavam de “transgrificação”. É a mudança de uma coisa na substância de outra coisa que é uma contradição.

Aqui está um exemplo de evolução:
- Quem quer que derramar o sangue do homem, seu sangue será derramado: pois o homem foi feito à imagem de Deus (Gen. ix. 6)
- A pena de morte é intrinsecamente mau – é sempre mau, e sempre foi, em todas as circunstâncias
Essas duas declarações se contradizem. A única maneira de um se tornar outro é por meio de evolução. Aqui está outro exemplo que os modernistas promovem:
- Jesus não ressuscitou dos mortos
- Jesus ressuscitou dos mortos
Os modernistas que Newman (e mais tarde o Papa Pio X) condenaram disseram que, na igreja primitiva, Jesus realmente não se levantou dos mortos, mas depois de décadas e séculos, os “sentimentos piedosos” sobre Jesus dos fiéis “evoluíram” na crença de que ele se elevou dos mortos.
Desenvolvimento = Ortodoxia
Agora vamos ver o que Newman diria sobre a pena de morte, usando o ensino do papa São João Paulo II:
- Quem quer que derramar o sangue do homem, seu sangue será derramado: pois o homem foi feito à imagem de Deus (Gen. ix. 6)
- Em nossa época do pós-guerra, onde as situações mudaram dramaticamente dos tempos antigos, protege a imagem de Deus no homem melhor para poupar a vida dos criminosos do que de matá-los, Embora nos tempos anteriores com diferentes circunstâncias, a pena de pena de morte estivesse certa e justa, como o Genesis proclama.
Concordar ou discordar da segunda declaração (resumindo o ensino de Papa Wojtyła) a segunda declaração é não contraditório para o primeiro. Em vez disso, é um “desenvolvimento” que mantém os logotipos internos contidos na primeira declaração.
Então, os textos magistrais do Vaticano eu continha este anátema:
Se alguém afirmar que é possível que às vezes, de acordo com o progresso do conhecimento [scientia]Assim, um sentido [sensus]deve ser dado às doutrinas propostas pela Igreja diferente daquele que a Igreja entendeu e entende; Que ele seja um anátema. (Vaticano I, Dei Filius)
O termo -chave aqui é “Sensus. ” No segundo exemplo de “desenvolvimento”, o senso da justiça contida em Gênesis é mantida: trata -se de respeitar a imagem de Deus no homem em ambos os casos. É por isso que quando o papa St. Pio X, o Grande, impôs seu juramento contra o modernismo (que alguns teólogos mantêm é infalível), ele incluiu essa frase -chave “o mesmo sentido”
Eu sinceramente sustento que a doutrina da fé foi proferida para nós dos apóstolos através dos pais ortodoxos exatamente no mesmo sentido e sempre no mesmo conhecimento (o mesmo sentido e o mesmo é sempre a opinião de). Portanto, rejeito inteiramente a deturpação herética que os dogmas evoluem e mudam de um significado para outro diferente daquele que a Igreja mantinha anteriormente.
E é por isso que o Papa São João Paulo II, em sua luta com os neo-modernistas, manteve essa frase-chave em Verdade Em sua discussão sobre desenvolvimento vs. evolução:
Certamente é necessário procurar e descobrir a formulação mais adequada Para normas morais universais e permanentes à luz de diferentes contextos culturais, uma formulação mais capaz de expressar incessantemente sua relevância histórica, de fazê -los entender e de interpretar autenticamente sua verdade. Essa verdade da lei moral – como a do “depósito de fé” – se desdobra nos séculos: as normas que expressam que a verdade permanecem válidas em sua substância, mas deve ser especificado e determinado “O mesmo sentido e a mesma frase”À luz das circunstâncias históricas do magistério da igreja, cuja decisão é precedida e acompanhada pelo trabalho de interpretação e formulação característica da razão de crentes individuais e da reflexão teológica (Verdade53).1
Então, o que os neo-modernistas fazem em nossos dias? Eles colocam um macaco herético ao lado de um homem e dizem “isso é um desenvolvimento”.
“E agora há outra coisa que você tem que aprender”, disse o macaco. “I hear some of you are saying that I’m an ape. Well I’m not. I’m a man. If I look like an ape, that’s because I’m so very old: hundreds and hundreds of years old. And it’s because I’m so old that I’m so wise. And it’s because I’m so wise that I’m the only one Aslan is ever going to speak to. He can’t be bothered talking to a lot of stupid animals. He’ll tell me what you’ve got to do, and I’ll tell the rest of you. And take my Conselhos e veja que você faz isso e dobrará o tempo rápido, pois ele não pretende ficar absurdo. ”[2]

Então é isso que eles vão fazer para nos enganar “animais estúpidos”. Diga -nos que um macaco é um homem e chame de “desenvolvimento” e “bem, o cardeal Newman é um médico da igreja, então aí!” Se você fizer perguntas, é isso que eles dirão:
“Agora você não começa a discutir”, disse o macaco, “pois é uma coisa que eu não vou suportar. Eu sou um homem: você é apenas um urso velho e estúpido e estúpido. O que você sabe sobre liberdade? Você acha que a liberdade significa fazer o que gosta. Bem, você está errado. Isso não é a verdadeira liberdade. A verdadeira liberdade significa fazer o que eu te digo.”[3]
É por isso que posso entender a preocupação do meu amigoChris Jackson, na maldade dos neo-modernistas em usar mal Newman. Mas também apoio o esforço do meu outro amigo, Murray Rundus, para ter um debate formal sobre Newman e discuti -lo em detalhes.
Embora o desenvolvimento da doutrina seja verdadeiro, existem muitas nuances metafísicas que não foram esclarecidos magisterialmente. Aqui em OnePeterFive Nosso objetivo é unir os clãs para reconstruir a cristandadePor isso, apoiamos um debate formal entre Jackson e Rundus para tentar se aprofundar nessas questões cruciais, já que os neo-modernistas usarão Newman cada vez mais nos próximos dias.
St. John Henry Newman, ore por nós!
Jesus é rei!
TS Flandres
Editor
Nossa Senhora dos Núculos
Nota do editor: Para saber mais sobre a história do modernismo e Pius X, consulte o novo texto de nosso editor colaborador, Kennedy Hall:
[1] Neste triste conto, veja Flandres, Cidade de Deus vs. Cidade do homem (Nossa Senhora da Victory Press, 2021).
[2] CS Lews, A última batalha (Nova York: Collier Books, 1956), 29
[3] ibid. 30-31.