Especialistas em botânica explicam que as folhas produzem óleos essenciais com odores desagradáveis para os insetos
Muitas pessoas podem até pensar que ter um jardim espalhado pela casa é uma questão somente de estética. Entretanto, além da beleza, as plantas proporcionam uma série de benefícios, como a atração de boas energias e a purificação do ar. E, provavelmente, um dos seus maiores poderes é a capacidade de repelir insetos, funcionando um pesticida natural e sustentável.
Mas, afinal, o que explica essa ação? De acordo com especialistas, as vegetações conseguem espantar os mosquitos, pois produzem óleos essenciais com odores que são desagradáveis para eles. Assim, atuam como substitutos dos produtos químicos, responsáveis por afetar a saúde e o meio ambiente.
Plantas para afastar insetos
O Hortelã, por exemplo, é boa alternativa. Isso porque apresenta mentol e a pulegona, compostos que repelem não somente mosquitos, como moscas e formigas. Especialistas recomendam ter vasos próximos de janelas e portas. No entanto, é importante tomar cuidado com o excesso de exposição solar, já que a planta não pode passar mais de quatro horas sob a luminosidade.
Outra indicação é a Sálvia, um ingrediente muito presente na cozinha. Essa erva contém tujona e cineol, que não nada atrativos para os insetos. O Capim-limão, também conhecido como Citronela, possui propriedades semelhantes, mas é considerado ainda mais poderoso por conseguir afastar até mesmo o Aedes aegypti — espécie transmissora do vírus da dengue.
Profissionais em botânica também sugerem investir no Gerânio. Suas pétalas coloridas, que costumam enfeitar a fachadas de casas, emitem um aroma cítrico capaz de espantar os mosquitos e agraciar o olfato humano. A Arruda, famosa tanto pelo odor quanto por usos místicos, é um forte inseticida, principalmente contra pernilongos.
Teste casca de mexerica na janela!
Após comer uma mexerica, você descarta as cascas ou as guarda? O mais comum é jogá-las fora, já que muitos acreditam que elas não têm utilidade. No entanto, a verdade é que essa parte da fruta pode ajudar a afastar um dos nossos maiores inimigos: os mosquitos. Sua simples presença nas janelas ou em outras áreas da casa repele os insetos indesejados, contribuindo ainda para práticas mais sustentáveis. Confira a matéria completa.
Fonte: Site Oficial Terra