Posted in

Gilberto Gil e Ana Maria Gonçalves marcam formatura da Uni Quebradas

Curso de Formação de Escritores contou com estudantes de diversas regiões do Rio de Janeiro, sobretudo das periferias

Resumo
A formação teve encontros como nomes de peso e resultou em um livro, que será lançado no formatura e disponibilizado gratuitamente em versão digital. Turma deste ano mergulhou na obra de Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida.




Gilberto Gil na conferência sobre Ariano Suassuna na Academia Brasileira de Letras A(BL), no Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão/AB

A Universidade das Quebradas realiza a formatura deste ano na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, homenageando o escritor Ariano Suassuna e a riqueza cultural do Nordeste. A formatura em 14 de outubro contará com a presença da escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra imortalizada pela ABL.

Durante a cerimônia, será lançado o livro Suassuna Quebradeiro, publicação que reúne as criações literárias criadas dos alunos do Curso de Formação de Escritores. Refletindo diversidade em diferentes tipos de narrativas, são 46 contos, poesias e textos teatrais – a partir de 14 de outubro, a versão digital será disponibilizada na página do Instagram do Instituto Odeon.

A turma que se forma teve aulas entre abril e outubro na ABL. Escritoras e escritores em formação atravessaram a obra de Ariano Suassuna para reinventar, à sua maneira, a tradição da cultura popular. O Curso de Formação de Escritores 2025 contou com alunos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, principalmente das periferias.



Estudantes se emocionam na conferência com Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, em maio de 2025.

Foto: Fernando Frazão/AB

Como é o curso da Universidade das Quebradas?

O Curso traz nomes da pesada, como os escritores Bráulio Tavares e Ana Maria Gonçalves, autora de Um Defeito de Cor e primeira mulher negra imortalizada pela ABL – a conversa com os formandos foi logo após sua posse. Gilberto Gil também deu conferência, assim como o cordelista Edmilson Santini e João Suassuna, neto de Ariano.

A Universidade das Quebradas é um laboratório de tecnologias sociais, baseado na troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento. Propõe novas relações entre as experiências culturais populares e universitárias.

A iniciativa, um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), começou em 2009 pelas pesquisadoras Heloísa Teixeira e Numa Ciro. Nasceu do desejo de criar relações entre as experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.



Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *