As Forças Armadas do Hamas disseram, neste domingo (19), que não tinham conhecimento de nenhum incidente ou confronto em Rafah, cidade do sul Gaza. A declaração ocorre após Israel dizer que o grupo radical realizou ataques aéreos na região.
O grupo palestino reiterou que está comprometido com o acordo de cessar-fogo em todas as áreas de Gaza, mediado pelos Estados Unidos nas últimas semanas.
Nas primeiras horas deste domingo, uma autoridade militar israelense declarou que o Hamas atacou as forças israelenses em Rafah com granadas propelidas por foguetes e disparos de franco-atiradores, levando Israel a realizar ataques na área apenas nove dias após o início do cessar-fogo.
O militar disse ainda que as forças israelenses sofreram baixas como resultado dos ataques. O incidente teria ocorrido além da Linha Amarela – a fronteira inicial de retirada de Israel definida no acordo de cessar-fogo.
Em contrapartida, o alto funcionário do Hamas, Izzat Al Risheq, afirmou que o grupo continua comprometido com o acordo de cessar-fogo.
“O Hamas afirma seu compromisso com o acordo de cessar-fogo e enfatiza que a ocupação israelense continua a violar o acordo e a fabricar pretextos frágeis para justificar seus crimes”, postou Al Risheq em sua conta no Telegram.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil