Os 22 de cada mês, milhares de pessoas em todo o mundo se juntam em oração e jejum.
Eles celebram a missa em homenagem à cura milagrosa de Nohad El Shami. Por intercessão de San Charbel Makhlouf, ela foi curada de Hemiplegia em 1993, no Líbano. (No entanto, Shami morreu recentemente em 14 de maio de 2025).
Essa tradição católica de Maronita se espalhou de leste para oeste.
Muitos cristãos de diferentes origens, e até alguns muçulmanos de várias partes do mundo, se reúnem hoje em busca da poderosa intercessão deste grande monge, eremita, padre, fabricante de milagres, místicos e sagrados.
Quem era San Charbel?
Nascido em 8 de maio de 1828 em Bekaa Kafra, no norte do Líbano, e órfão desde tenra idade, Youssef Antun Makhlouf estava sempre envolvido no amor de Deus e se concentrou em servir a Cristo.
Entrou no Mosteiro de San Marón em AnnayaMonte Líbano, aos 23 anos, e acabou entrando na ordem de Maronita. Levou o nome de Charbel em homenagem a um Mártir do segundo século de Antioquia.
San Charbel viveu como eremita de 1875 até sua morte em 1898, seguindo as tradições maronitas da vida monástica. Lá ele orou, jejuou e realizou atos extraordinários de penitência.
Ele teve uma profunda devoção à Eucaristia e passou horas em oração antes e depois da missa. Para São Charbel, o silêncio e o amor eram a linguagem de Deus. Ouvindo a Palavra Divina, tornou -se um instrumento de sua verdade e sabedoria.
Enquanto comemorava a missa em 1898, San Charbel sofreu um derrame. Ele morreu oito dias depois, aos 70 anos.
Quando os macacos do mosteiro próximo descobriram sua morte, eles correram para vê -lo já oram com seu corpo.
Seu eremitério, localizado 1.400 metros acima do nível do mar, estava extremamente frio, especialmente depois de nevar no meio da noite.
Refletindo sobre sua humildade, abandono e perseverança contra o sofrimento extremo, um monge comentou: “Se sofremos tanto em uma noite, como o padre Charbel poderia morar aqui por vinte e três anos?”
Depois de serem enterrados no cemitério do mosteiro, muitos moradores locais relataram ter visto uma luz branca deslumbrante emanando de seu túmulo e irradiando todo o mosteiro.
Após quatro meses, foi concedida permissão para abrir seu túmulo e, para surpresa de todos os presentes, seu corpo estava perfeitamente preservado.
Estava coberto de roupas novas e colocado em um caixão de madeira na capela do mosteiro. No entanto, um líquido composto de sangue e umidade brotou dos poros de seu corpo.
O corpo de San Charbel permaneceu intacto por 67 anos. Hoje, apenas seus ossos permanecem, mas centenas de cura e milagres foram relatados entre aqueles que visitaram seu túmulo.
O atual milagre de San Charbel: Por que milhares de pessoas se encontram em todo o mundo
Um dos muitos milagres atribuídos a San Charbel é o Nohad the Shamide Mezarib, no Monte Líbano. Na época do milagre, Shami tinha 55 anos e era mãe de doze filhos.
Em 9 de janeiro de 1993, ele sofreu hemiplegia (paralisia de um lado do corpo) devido à obstrução e bloqueio de partes das artérias do lado esquerdo e direito do cérebro.
Os médicos concluíram que não havia possibilidade de recuperação, pois não havia tratamento para sua condição.
Seu filho mais velho, Saad, visitou o Hermitage dos santos Pedro e Pablo em Annaya (Onde San Charbel passou grande parte de sua vida em oração, silêncio e solidão), em busca da poderosa intercessão do santo.
Ele carregava petróleo consagrado e terra do sepulcro de San Charbel para entregá -los a sua mãe.
Quando Nohad voltou para casa, sua saúde não melhorou. Ele passou vários dias com dor constante e agonizada. No entanto, uma noite ele sonhou que San Charbel lhe deu a comunhão sagrada enquanto participava da missa no eremitério de Anaya.
Em 22 de janeiro de 1993, Nohad teve outro sonho. Ele sonhou com dois monges ao lado de sua cama: um colocou as mãos no pescoço enquanto operava, e o outro aliviou sua dor.
Quando Nohad acordou, ele notou duas feridas cirúrgicas no pescoço e isso poderia mover seu corpo inteiro novamente. Foi completamente e milagrosamente curado de hemiplegia!
Na noite seguinte, San Charbel a visitou novamente em um sonho e disse: “Fiz a cirurgia para que as pessoas vejam e retornem à fé. Peço que você visite meu eremitério em Annaya no dia 22 de cada mês e participe regularmente da Missa pelo resto da sua vida”.
Apenas um sonho poderoso e a cura milagrosa dessa mulher cheia de fé para transformar os corações e mentes de milhares de pessoas hoje foram necessárias.