Mercado comum vai integrar 300 milhões de pessoas
O acordo de livre comércio entre o Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), bloco econômico formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, deve ser assinado nesta terça-feira (16). O tratado, negociado desde 2017 e finalizado em julho passado em Buenos Aires, cria um mercado integrado de aproximadamente 300 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 4,3 trilhões.
A assinatura, que ocorrerá no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, durante reunião de ministros das Relações Exteriores do Mercosul, marca a conclusão de um processo de negociação articulado em 14 rodadas, com duração de oito anos.
O acordo irá eliminar ou reduzir tarifas sobre quase todos os fluxos comerciais dos envolvidos, incluindo produtos agrícolas essenciais, como a carne de frango brasileira e a carne bovina argentina, além do salmão norueguês.
Em comunicado conjunto marcando a concretização da medida, as partes enfatizaram que o tratado abrange “97% das exportações entre os dois blocos”. .
Fonte: Site Oficial Terra