Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (13), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, merece o Nobel da Paz.
Diante da assinatura do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, o líder da oposição israelense Yair Lapid defendeu que Trump deve receber o prêmio no ano que vem.
Coppolla entende que Trump merece o Nobel da Paz desde o mandato passado.
“Para desespero dos políticos demagogos, das gargantas de aluguel, dos militantes radicalizados e dos ‘idiotas úteis’, a paz veio nas mãos de um adversário ideológico e essa turma é incapaz de reconhecer acertos fora da sua bolha”, ponderou.
“É impossível para eles admitir que Donald Trump e Marco Rubio, ícones do conservadorismo e da direita americana, conseguiram o que nenhum progressista europeu ou socialista sul-americano conseguiu: um passo concreto em direção à paz sustentável no Oriente Médio”, prosseguiu.
Cardozo avalia que Trump não merece o Prêmio.
“Se Trump recebesse o Nobel da Paz, o prêmio, que sempre foi muito polêmico e vai trazer sempre muita polêmica, tenderia ao ridículo”, disse.
“Criou-se o grande artífice da paz. O senhor da guerra, que expulsa os imigrantes, promove verdadeiras violências, que forneceu bombas e armas para matança na Faixa de Gaza, que chegou a dizer que a Faixa de Gaza ia virar uma Disney, com a expulsão dos palestinos, agora esse homem virou o símbolo da paz, por favor, esse é o homem da guerra”, continuou.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil