Vários usuários nas redes sociais notaram que, durante sua estadia nesta semana em Castel Gandolfo, o Papa Leo Xiv usava a cruz peitoral do bom pastor, conhecido por ter sido o favorito do papa Francisco.
Embora ele já tivesse feito uma cruz com ele mesmo design durante seu tempo que bispo, O Papa Leo Xiv escolheu mostrá -la novamente em 9 de julho, durante a celebração do Missa pela custódia da criaçãoParticiparam de 50 pessoas ligadas ao Burgu Laudato Center Si ‘.

O Burgu Laudato se ‘é uma iniciativa que busca aplicar especificamente os princípios do desenvolvimento humano integral estabelecido no laudato encíclico se’ do papa Francisco.
A missa ocorreu nos jardins da residência pontificada, no meio de um ambiente natural que inspirou o papa a convidar os que apresentam a viver a massa como um ato de gratidão dentro de uma autêntica “catedral natural”.
🙏 Obrigado, o Papa Leo XIV, por nos dar essa primeira missa pela custódia da criação, comemorada no coração de uma “catedral natural”.
📸 Pablo Esparza pic.twitter.com/1qirm4cpde
– Alessandra Smerilli (@asMerilli) 9 de julho de 2025
“Temos que pedir a conversão de muitas pessoas, dentro e fora da igreja, que ainda não reconhecem a urgência de cuidar de nossa casa comum”, ele insistiu.
Ele também destacou a “Aliança Indestrutível entre o Criador e as Criaturas”, que nos chama a transformar “o mal se torna bom, injustiça em justiça e ganância na comunhão”.
Em relação ao Evangelho da época, o pontífice lembrou que hoje mais do que nunca, a Igreja é chamada para ser um corpo vivo cuja cabeça é Cristo.
“Nossa missão de guardar a criação, de trazer paz e reconciliação, é a mesma missão: a missão que o Senhor nos confiou”, disse ele.
A missa foi realizada dentro da estrutura da estadia de duas semanas que o Papa Leo Xiv realiza em Castel Gandolfo, localizado a cerca de 29 quilômetros a sudeste de Roma. Com esta visita, o pontífice reviveu um Tradição de mais de 400 anos: Papales Holidays nesta propriedade histórica, um costume que o Papa Francisco havia deixado de lado.
Espera -se que o Santo Padre permaneça lá até 20 de julho.
A cruz do bom pastor
O Cruz peitoral do bom pastor representa Jesus carregando as ovelhas perdidas em seus ombros, enquanto protege o resto do rebanho. Na parte superior da cruz, o pombo aparece, símbolo do Espírito Santo.

Foi o design escolhido pelo Papa Francisco desde seu ministério em Buenos Aires e se tornou um sinal distinto de seu pontificado.