O alto funcionário do Hamas, Izzat Al Risheq, disse no domingo (19) que o grupo militante palestino continua comprometido com o cessar-fogo, que ele acusou Israel de violar repetidamente.
“O Hamas afirma seu compromisso com o acordo de cessar-fogo e enfatiza que a ocupação israelense continua a violar o acordo e a fabricar pretextos frágeis para justificar seus crimes”, postou Al Risheq em sua conta no Telegram.
O exército israelense lançou um ataque a Gaza no domingo (19), informou a mídia israelense, diminuindo as esperanças de que um cessar-fogo mediado pelos EUA, que já dura uma semana, levaria a uma paz duradoura no enclave, enquanto Israel trocava acusações com o grupo militante palestino Hamas.
Um oficial militar israelense disse que o Hamas realizou vários ataques contra forças israelenses dentro de Gaza, incluindo um ataque com granada lançada por foguete e um ataque de franco-atirador contra soldados israelenses.
Nem Al Risheq nem o oficial militar israelense fizeram qualquer menção aos ataques israelenses relatados em Gaza.
O governo israelense e o Hamas vêm se acusando mutuamente de violações do cessar-fogo há dias, com Israel dizendo que a passagem de fronteira de Rafah, entre Gaza e Egito, permanecerá fechada até novo aviso.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil