Posted in

Padre processado por Gilberto Gil foi investigado após mortes em acidente

O padre da Paraíba Danilo César foi alvo de uma investigação policial após duas mortes em um acidente de trânsito em Alagoa Nova (PB), em 2021. O sacerdote agora enfrenta um inquérito por racismo religioso e um pedido de indenização de R$ 370 mil da família Gil após ironizar orixás e citar Preta Gil.

Na noite de 21 de março de 2020, o padre Danilo deixou a cidade de Alagoa Nova para celebrar uma missa em Mantinhas, quando entrou na rodovia PB-97 e colidiu com uma motocicleta, causando a morte do piloto e garupa.

De acordo com relatório final da Polícia Civil da Paraíba, o sacerdote não foi responsabilizado pelas mortes após laudos identificarem que as vítimas estavam embriagadas. Ainda de acordo com o relatório, a perícia não atuou no local das mortes para estabelecer a dinâmica do acidente.

Outros elementos como o fato das vítimas não possuírem CNH e não utilizarem capacetes contribuíram para que a polícia não representasse contra o sacerdote.

A Justiça determinou o arquivamento do inquérito policial, sem apresentar denúncia contra Danilo César, após parecer favorável do Ministério Público da Paraíba.

Gilberto Gil presta homenagem à mãe de Preta Gil com fotos raras; veja

Gilberto Gil processa padre que debochou de orixás após morte de Preta Gil

A família Gil protocolou um pedido de indenização por danos morais na Justiça do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (14), contra o padre Danilo César de Souza Bezerra e a Mitra Diocesana de Campina Grande/PB. O motivo foram declarações do religioso que foram interpretadas como intolerância religiosa.

Ao comentar o falecimento de Preta Gil, ocorrido uma semana antes, o religioso teria desqualificado a fé da artista e de seu pai, questionando a eficácia dos orixás: “Cadê o poder desses orixás, que não ressuscitou Preta Gil?“.

O padre e a Diocese teriam sido notificados extrajudicialmente em agosto de 2025, exigindo retratação pública e apuração eclesiástica, mas não obtiveram resposta. O caso já é objeto de um inquérito policial para investigar racismo religioso.

CNN tenta contato com Danilo César e a Mitra Diocesana de Campina Grande/PB para um posicionamento sobre o caso. O espaço segue aberto.

Fonte: Site Oficial CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *