Acima: Pizzaballa cardeal ora com crianças católicas em Gaza.
Comunicado de imprensa
Patriarcado latino de Jerusalém
18 de julho de 2025
Jerusalém – Gaza
Cardinal Pizzaballa e Patriarch Theophilos III Delegação eclesiástica da cabeça em Gaza após greve no composto da igreja
Após a greve grave no complexo da Igreja da Família Santa em GazaAssim, Seu beatitude, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latina de Jerusalém, juntamente com sua beatitude Theophilos III, patriarca ortodoxo grego de Jerusalém, entrou em Gaza nesta manhã como parte de uma lisada eclesiástica, expressando a comunidade pastoral compartilhada da igreja.
Durante sua estadia, a delegação se reunirá com membros da comunidade cristã local, oferecerá condolências e solidariedade e ficará ao lado dos afetados pelos eventos recentes. Sua beatitude cardeal Pizzaballa avaliará pessoalmente as necessidades humanitárias e pastorais da comunidade, para ajudar a orientar a presença e a resposta contínuas da igreja.
A pedido do patriarcado latino e na coordenação com os parceiros humanitários, o acesso foi garantido para a prestação de assistência essencial não apenas à comunidade cristã, mas também ao maior número possível de famílias. Isso inclui centenas de toneladas de suprimentos de alimentos, bem como kits de primeiros socorros e equipamentos médicos urgentemente necessários. Além disso, o patriarcado garantiu a evacuação de indivíduos feridos no ataque a instituições médicas fora de Gaza, onde receberão cuidados.
Agradecemos à sua santidade, o papa Leo Xiv, que chamado Cardinal Pizzaballa e Patriarch Theophilos na entrada de Gaza para oferecer seu apoio, proximidade e orações.
Oramos pela segurança da delegação e pela suspensão das atividades militares durante a visita.
O patriarcado latino permanece firme em seu compromisso com a comunidade cristã e toda a população de Gaza. Eles não serão esquecidos, nem serão abandonados.
Nota do editor: veja o seguinte para uma montagem em vídeo da visita: