O governo federal espera converter 40 milhões de hectares de pastos degradados em um terreno mais produtivo em 10 anos, afirmou ao CNN Talks Carlos Augustin, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária e presidente do conselho da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Augustin pontuou que o programa Caminho Verde Brasil estará alinhado ao objetivo do desmatamento zero. Além disso, ressaltou que o Brasil sempre teve essa preocupação e que já possui parte dos recursos necessários.
Ele estima que serão investidos R$ 30 bilhões ainda neste ano, e regenerando entre 1,3 a 3 milhões de hectares.
O programa visa financiar práticas agropecuárias sustentáveis, visando aumentar a produção de alimentos e biocombustíveis, impulsionando também a agricultura regenerativa – prática que promove a recuperação e manutenção da saúde do solo, além de aumentar a biodiversidade e a resiliência dos sistemas de produção.
O Caminho Verde Brasil é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e conta com parceria de outros cinco pastas e da Embrapa, assim como de instituições financeiras e vários segmentos do setor agropecuário.
O CNN Talks – Potência Verde reuniu nesta segunda-feira (8), em São Paulo, especialistas e autoridades para debater agricultura regenerativa, bionergia e clima antes da COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que acontecerá em novembro, em Belém, capital do Pará.
O evento marca, também, a estreia oficial da série “Rota Bioceânica”, apresentada pelo analista da CNN Brasil Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul, entre eles, o Brasil.
Estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil