Posted in

Quem é Michael Randrianirina, coronel que assumiu controle de Madagascar

O coronel Michael Randrianirina assumiu o controle de Madagascar depois que o presidente em exercício fugiu por conta de protestos liderados por jovens da Geração Z contra o governo.

Randrianirina faz parte da unidade militar de elite CAPSAT (Corpo de Administração de Pessoal e Serviços do Exército de Terra) de Madagascar, o grupo que levou o agora deposto presidente Andry Rajoelina ao poder em um golpe em 2009.

Desde que assumiu o poder esta semana, ele suspendeu as instituições do país do sul da África, incluindo o Senado, a comissão eleitoral e os principais órgãos jurídicos, incluindo o Tribunal Superior Constitucional, que validou sua posse como presidente interino. Ele disse que pode levar até dois anos para realizar eleições que levem à transição de volta a um governo civil.

Randrianirina se tornou um crítico ferrenho de Rajoelina nos últimos anos e foi preso sob suspeita de instigar um motim do exército em 27 de novembro de 2023, pelo qual foi acusado, levado ao tribunal e enviado para a prisão, tudo no mesmo dia.

Ele foi libertado em fevereiro de 2024, após receber uma pena suspensa por atentado à segurança do Estado, e retornou ao CAPSAT.

Em 11 de outubro, enquanto os protestos da Geração Z contra Rajoelina ganhavam força, Randrianirina gravou um vídeo no qual instava as forças de segurança de Madagascar a desobedecerem às ordens de abrir fogo contra os manifestantes. Alguns soldados do CAPSAT juntaram-se aos protestos após essa declaração de apoio.

Randrianirina nasceu na vila de Sevohipoty, na região de Androy, no extremo sul da ilha do Oceano Índico. O coronel tem 51 anos, embora a data exata de seu nascimento, assim como sua história familiar, não seja de conhecimento público.

Ele foi governador de Androy entre 2016 e 2018, tornando-se posteriormente chefe de um batalhão de infantaria na cidade de Toliara até 2022. Depois, foi promovido a um cargo sênior no CAPSAT.

Fonte: Site Oficial CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *