Os reféns do Hamas devem ser libertados na madrugada segunda-feira (13), no horário de Brasília, poucas horas antes do prazo final dado ao grupo radical. Isso faz parte da primeira fase do plano de cessar-fogo acordado com e Israel.
Ao todo, 47 reféns dos ataques de 7 de outubro permanecem sob poder do Hamas, sendo que pelo menos 20 estariam vivos. Por volta de 1h desta segunda, no horário de Brasília, o Hamas entregou uma lista dos reféns que estão vivos. Os nomes batem com aqueles fornecidos por Israel.
Os reféns que estejam vivos são todos homens. Desse grupo, todos, exceto um, têm entre 20 e 30 anos. Mulheres, crianças e homens com mais de 50 anos foram libertados sob acordos de cessar-fogo anteriores.
Veja quem são os reféns que se acredita que estejam vivos em Gaza:
O governo israelense afirmou que 26 reféns estão mortos. Dentro deste número, também está sendo considerado outro refém, o soldado Hadar Goldin, das Forças de Defesa de Israel, estão mantidos lá desde 2014, quando ele foi morto e teve o corpo levado para a Faixa de Gaza.
Uma mulher, Inbar Hayman, está entre as pessoas que foram declaradas mortas.
Veja abaixo quem são os reféns que se acredita que estejam mortos em Gaza:
Por outro lado, o estado de saúde de outros dois – Tamir Nimrodi e Bipin Joshi – permanece incerto.
O governo de Israel já havia expressado “grave preocupação” com o destino deles.
Daqueles que ainda se acredita estarem vivos ou cujo estado é desconhecido, 11 foram sequestrados no festival de música Nova.
Oito foram sequestrados de vários kibutzim — pequenas comunidades — no sul de Israel. Três são soldados israelenses – dois foram sequestrados de bases militares e um de um tanque.
Fonte: Site Oficial CNN Brasil