A Defesa Civil do Estado de São Paulo atua em sete focos de incêndio nesta segunda-feira (15). As chamas atingem áreas de vegetação natural, unidades de preservação ambiental e pastagens. Quatro aeronaves de asa rotativa e equipes interestaduais apoiam o combate às chamas.
As regiões afetadas incluem:
- Cruzeiro – Atuando: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, 1 aeronave de asa rotativa (CavPM) e 1 aeronave de asa rotativa (Fundação Florestal).
- Jaú – Atuando: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e usinas.
- Piracicaba – Atuando: Corpo de Bombeiros e 1 aeronave de asa rotativa (CavPM).
- Brotas – Atuando: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
- São José do Rio Pardo – Atuando: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e proprietários de fazendas.
- Alto Alegre – Atuando: Corpo de Bombeiros e brigadistas das usinas locais e municipais.
- Valinhos – Atuando: Corpo de Bombeiros, 1 aeronave de asa rotativa (CavPM), Defesa Civil e usinas da região.
A Sala SP Sem Fogo acompanha cada foco, orientando ações para reduzir riscos à população e minimizar danos ao meio ambiente.
Segundo a Defesa Civil, o trabalho integrado entre órgãos estaduais, municipais e brigadas tem sido essencial para controlar os incêndios e proteger áreas sensíveis.
As ocorrências seguem em andamento.
Veja:
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A previsão de risco extremo de queimadas para os próximos dias no estado de São Paulo colocou as autoridades em alerta para o agravamento do cenário de incêndios.
Por conta disso, um gabinete de crise do período de estiagem será instalado no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), localizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Esta é a primeira mobilização do ano dentro da Operação SP Sem Fogo.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Fonte: Site Oficial CNN Brasil