Nota do editor: Para promover a observância do corpus tradicional Christi Octave como parte de nossa cruzada de reparação eucarística, publicaremos todos os dias as leituras patrísticas da oitava, conforme contido em Breviaries pré-55. As seguintes leituras e responsáveis vêm do escritório romano, como promulgados após Trent em 1570.
Nocturn II
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Deus, o Pai Onipotente, seja para nós misericordiosos e Clement. Amém.
Leitura 4
Dos sermões de St. John ChrysoStom, patriarca de Constantinopla
Continuação da 60ª homilia
EUN Este misterioso sacramento Cristo se mistura com todos e cada um de seus fiéis. Eles são seus filhos, e ele os cuidam, e os dá não superar outro, aqui novamente, assegurando -nos que a carne que ele levou para si mesmo é a nossa. Nós, que fomos considerados que se encontramos como tratados com tanto amor e tal honra, vamos ser despertadores. Veja você não é o quão ansiosamente as ventosas se apreendem nos seios, quão prontamente eles consertam a boca nos paps. Vamos, com a ânsia, atrair até aquela mesa e chupar naquele copo espiritual. Sim, vamos premiar esse alimento gracioso, pois a sugestão do peito de sua mãe e mantenha a grande aflição da vida a ser isolada daquele banquete. Aqui, há um conjunto diante de nós, não há obras de poder do homem. Aquele que funcionou naquela última ceia, o mesmo que trabalha o mesmo aqui ainda. Quanto a nós, padres, ocupamos o lugar de seus ministros, mas aquele que sagra e changeth é ele. Lá, deixou lá atrair Judas, nem cobiçoso. Sua mesa não é para ele. Mas ele, que é o discípulo de Cristo, que ele venha para o Senhor Saith, vou manter a Páscoa com meus discípulos ”(Matth.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão, abençoe -o, a frear, e entregou aos discípulos e disse:
* Pegue, coma este é o meu corpo.
V. Os homens do meu tabernáculo disseram: Ó que tínhamos em sua carne, não podemos ficar satisfeitos.
R. Pegue, coma este é o meu corpo.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Cristo a todo o seu povo dê, para sempre que viverem. Amém.
Leitura 5
CDeixar que há quase nenhum brutal, nenhum cruel, nenhum impiedoso de bom pouco, nenhum impuro. Falo com tudo o que toma essa sagrada comunhão, e para você também, ó que administra o mesmo. Para você, agora eu viro meu discurso, para avisá -lo com o quanto esse presente deve ser dado. Nenhuma vingança leve é a que o espera se admitir por um participante na mesa do Senhor o pecador cuja culpa você sabe. Em suas mãos, o sangue dele será necessário. Se um homem for um general, um governador, um monarca coroado, mas se ele vier de lá oralmente, o proibirá mais poder do que ele. Para esse fim, Deus o exaltou para a honra que você tem, que você pode julgar em tais assuntos. Este escritório é sua dignidade, essa é a sua força, essa é toda a sua coroa, isso, e não o que está acontecendo em vestes brancas e vestes brilhantes. E tu, ó leigo, quando tu tu o sacerdote que faz a oblação, não pensa que ele, que é então o verdadeiro trabalhador, é um padre como você o vê, mas sabe de uma fiança que é a mão de Cristo que é esticada, embora não seja visada por ti.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Jesus pegou o copo, depois do jantar, dizendo: Este copo é o Novo Testamento no meu sangue.
* Isso faz em lembrança de mim.
V. Minha alma os tem ainda em lembrança e é humilhada em mim.
R. Isso faz em lembrança de mim.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que o fogo do Espírito seja divino em nossos corações Enxinadas brilhar. Amém.
Leitura 6
LET Us ouvimos, todos nós, sacerdotes e leigos, vamos ouvir que comida é da qual somos feitos dignos. ET Us ouvimos, eu digo, e vamos tremendo. O Senhor nos satisfaz com sua própria carne sagrada, colocando -se morto diante de nós. Que desculpa, portanto, teremos, se, sendo tão alimentados como somos, pecamos como fazemos. Se, comendo o cordeiro, ainda somos lobos. Se, pastado como ovelhas do rebanho, nós corrigimos como leões. Esse sacramento misterioso nos proíbe apenas não é indignado, mas qualquer menos inimizade é o mistério da paz. Sobre os judeus que Deus estabeleceu para fazer ano a ano por festivais solenes uma comemoração anual de suas misericórdias, mas sobre ti fazer isso em lembrança de seu amor a ti, dia após dia. Para esta mesa, então deixe lá atrair Judas Iscariot, nem Simon Magus. Esses homens caíram através da cobiça. Vamos voar naquele poço sem fundo.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos.
* Este é o pão que se abre do céu, que um homem pode comer e não morrer.
V. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se algum homem comer deste pão, ele viverá para sempre.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.
Nocturn 3
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que a Santa Lecção do Evangelho seja nossa segurança e proteção. Amém.
Leitura 7
Do Santo Evangelho de acordo com João
João 6: 56-59
UMNaquela época, Jesus disse às multidões dos judeus: minha carne é de fato carne e meu sangue é de fato. E assim por diante.
Homilia por Santo Agostinho, bispo de Hippo.
26º trato em John.
“Este é o pão que se abre do céu” (v. 50). Por “este pão”, o Senhor aqui significa o maná e o que recebemos no altar de Deus. Ambos são, por assim dizer, sinais sacramentais, diferindo de fato um pouco em sua parte externa e visível, mas apontando para a mesma coisa que significava. Ouça o que o apóstolo diz: “Além disso, irmãos, eu não deveria ser ignorante como todos os nossos pais estavam sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados para Moisés na nuvem e no mar, e todos comiam a mesma carne espiritual” (1 Cor. X. 1-3). Esta carne era a mesma espiritualmente, mas não na verdade. Eles comiam maná, comemos outra coisa. Espiritualmente eles comeram o que comemos, mas nossos pais não seus pais; a quem somos como não é a quem eles são. E é acrescentado: “E todos bebiam a mesma bebida espiritual”. Eles beberam uma coisa e bebemos outra, a diferença está no show externo, a mesmice em que a mesma coisa é apontada por ambos. E qual foi a mesma bebida? “Eles bebiam da rocha espiritual que os seguiu, e essa rocha era Cristo.” Ele fez o pão e a rocha significaram. A rocha era uma figura, mas pela palavra e na carne há o próprio Cristo. E como eles bebiam aquela rocha? “Moisés levanta a mão e, com a vara, ele bateu a pedra duas vezes, e a água saiu abundantemente” (Núm. XX. 11). Esses dois golpes da haste sobre a rocha são uma figura dos dois feixes dos quais a cruz foi feita.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue,
* Me habita em mim, e eu nele.
V. Que nação está tão grande, que tem deuses tão próximos a eles, como o Senhor nosso Deus é para nós
R. Me habita em mim, e eu nele.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. A força mais poderosa de Deus sempre é a equipe de seu povo e ficar. Amém.
Leitura 8
COs fiéis de Hrist discernem o corpo do Senhor enquanto permanecem membros vigilantes de seu corpo. Eles permanecem membros de seu corpo, desde que viverem de acordo com seu espírito. O Espírito de Cristo dá a vida a nada além do corpo de Cristo. Agora, meus irmãos, entendam o que vou dizer. Tu és um homem, e tem um corpo e um espírito. Por espírito, quero dizer a alma, que te causa um homem. Tu és um homem, composto de alma e corpo. Teu espírito não é visto, teu corpo visto. Diga -me, qual deles é qual é a animação para a outra. O teu espírito derivar animação do teu corpo, ou teu corpo do teu espírito? Cada um que vive responderá se alguém não puder responder a isso, eu não sei se ele estiver vivo. O que você terá a vida da vida: “Em verdade, é o meu espírito que anima meu corpo”. Você vive então pelo Espírito de Cristo? Ser do corpo de Cristo.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.
R. Como o pai vivo me enviou, e eu vivo pelo pai,
* Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Com o pão da vida e o entendimento, o Senhor o alimentou.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que ele seja o rei dos anjos para esse reino alto que seu povo traz. Amém.
Leitura 9
EUNão é meu espírito que anime meu corpo? Meu espírito anima meu corpo, e o seu espírito anima o teu corpo. O Corpo de Cristo não luta pelo Espírito de Cristo. Por isso, é que o apóstolo Paulo Saith, tocando este pão: “Nós, sendo muitos, somos um pão e um corpo, pois somos todos participantes desse pão” (1 Cor. X. 17). O que sacramento de amor, ó que selo da união, ó que vínculo de caridade. Aquele que desejará viver aqui onde morar, e de onde viver. Deixe -o se aproximar, que ele acredite, deixe -o entrar naquele corpo, para que ele esteja acelerado. Não se separe do ajuste que se junta a todos os membros que ele não seja como um membro mortificante, que precisa ser cortado, nem um membro de máquina, uma causa para corar. Que ele seja bom, útil e saudável. Deixe -o se apegar ao corpo, deixe -o viver por Deus a Deus o deixar trabalhar agora na terra, para que Ele possa reinar a seguir no céu.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.