Posted in

The Town 2025: veja dicas para se proteger de golpes digitais no festival

Logo

Entre os dias 6 e 14 de setembro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe a 2ª edição do festival The Town. Ainda que o evento seja uma a oportunidade ideal para acompanhar apresentações musicais memoráveis, também se faz necessário estar atento aos golpes digitais – cada vez mais frequentes no país.

À CNN, Wanderson Castilho, perito internacional em crimes cibernéticos, compartilha quais são as melhores medidas preventivas para aproveitar a leva de shows com menos preocupação. “Antes de sair de casa, realiza o backup de todas as informações do celular. Isso garante que, em caso de perda ou roubo, seus dados estarão preservados”.

“Também é importante ativar um limite de transferências no PIX, evitando prejuízos em caso de acesso indevido. Outra medida sensata é contratar um seguro contra fraudes na sua conta bancária. Esses cuidados simples reduzem bastante os riscos em eventos com grande concentração de pessoas, como shows e festivais”, sugere.

 

E no celular, como se proteger?

Segundo o profissional, ativar o modo antifurto que bloqueia o aparelho em caso de movimentos bruscos e deixar configurado o rastreamento remoto são passos importantes.

“Além disso, o ideal é manter o celular sempre guardado em local seguro do corpo, nunca no bolso traseiro ou exposto na bolsa. Em shows, o empurra-empurra facilita a ação de furtadores, que conseguem levar o aparelho sem que a vítima perceba”, acrescenta.

Cartões físicos ou cartões digitais, o que é melhor?

“Nesse tipo de evento, o mais indicado é priorizar o cartão físico com pagamento por aproximação. Assim, você não precisa digitar senha nem expor seu celular, o que reduz bastante as chances de cair em golpes digitais ou ter o aparelho roubado. Lembrando que é importante ativar o limite de transferências no PIX”, entrega.

“Além das medidas digitais, é importante ficar atento às fraudes mais comuns em torno da venda de ingressos. A recomendação é sempre comprar apenas em canais oficiais. Promoções milagrosas ou valores muito abaixo do mercado costumam ser armadilhas”, adiciona.

“Evite negociar com terceiros e, se precisar transferir valores, cheque se os dados do PIX correspondem exatamente à pessoa ou empresa. Redes sociais também são terreno fértil para golpistas, que criam perfis falsos para atrair vítimas. Nunca envie informações pessoais, senhas ou códigos de verificação”, diz.

Por fim, outro ponto de alerta é conferir se o site da compra é seguro, observando se a URL contém “https” e o cadeado de segurança. “E, acima de tudo, siga a técnica do 3P: Pare, pense e pesquise. Essa checagem rápida pode evitar prejuízo maiores”, conclui.

Fonte: Site Oficial CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *