Posted in

Tribunal mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio a disputa judicial com Trump

Presidente dos Estados Unidos tenta obter mais controle sobre banco central americano ao demitir diretora

10 set
2025
– 00h03

(atualizado às 00h11)

Um tribunal federal de Washington decidiu nesta terça-feira, 9, que a diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook pode permanecer no cargo enquanto luta contra os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para demiti-la.

A juíza Jia M. Cobb determinou que o presidente do Fed, Jerome Powell, e o Conselho de Diretores da instituição “sejam preliminarmente proibidos de efetivar de qualquer forma a remoção da autora (Cook) de sua posição como membro do Conselho de Diretores com base nos motivos declarados na carta do presidente (Trump) de 25 de agosto de 2025, incluindo tratá-la como se tivesse sido removida e negar ou obstruir seu acesso a quaisquer dos benefícios ou recursos de seu cargo, até a resolução deste litígio”.

No dia 25 de agosto, Trump publicou uma carta de demissão de Cook na rede Truth Social, sob a acusação – sem provas – de que a dirigente cometeu fraude hipotecária na aquisição de duas propriedades em 2021, antes de ingressar no Fed.

Os advogados de Cook argumentaram que sua demissão foi ilegal, pois os presidentes só podem demitir diretores do Fed “por justa causa”, o que normalmente significa ineficiência, negligência no cumprimento do dever ou prevaricação no exercício do cargo. Eles também afirmaram que ela tinha direito a uma audiência e à oportunidade de responder às acusações antes de ser demitida, mas não teve nenhuma das duas coisas. Em sua ação judicial, ela negou as acusações, mas não forneceu mais detalhes.

A decisão é um golpe para os esforços do governo Trump de possuir mais controle sobre o Fed, tradicionalmente independente, que define as taxas de juros de curto prazo para atingir suas metas estabelecidas pelo Congresso de preços estáveis e emprego máximo. O Congresso também tem buscado isolar o Fed da política cotidiana.

Cook é acusada de dizer que as duas propriedades eram “residências principais”, o que poderia ter resultado em pagamentos iniciais e taxas de hipoteca mais baixas do que se qualquer uma delas fosse designada como segunda residência ou propriedade para investimento.

O caso pode se tornar um ponto de inflexão para o Fed, que existe há 112 anos. Os economistas preferem bancos centrais independentes porque eles podem tomar medidas impopulares, como aumentar as taxas de juros para combater a inflação, com mais facilidade do que os políticos eleitos.

Muitos economistas temem que, se o Fed ficar sob o controle da Casa Branca, ele mantenha sua taxa básica de juros mais baixa do que o justificado pelos fundamentos econômicos para satisfazer as demandas de Trump por empréstimos mais baratos. Isso poderia acelerar a inflação e também elevar as taxas de juros de longo prazo, como as de hipotecas e empréstimos para compra de automóveis. Os investidores podem exigir um rendimento mais alto para possuir títulos, a fim de compensar uma inflação maior no futuro, elevando os custos dos empréstimos para o governo dos EUA e para toda a economia.

Se Trump conseguir substituir Cook, ele poderá obter uma maioria de 4 a 3 no conselho administrativo do Fed. Trump nomeou dois membros do conselho durante seu primeiro mandato e indicou um importante assessor econômico da Casa Branca, Stephen Miran, para substituir Adriana Kugler, outra diretora do Fed que renunciou inesperadamente em 1º de agosto. Trump afirmou que só nomeará para o Fed pessoas que apoiem taxas mais baixas.

Nenhum presidente jamais tentou demitir um diretor do Fed antes.

A Suprema Corte sinalizou que o presidente não pode demitir funcionários do Fed por diferenças políticas, mas pode fazê-lo “por justa causa”, o que normalmente significa má conduta ou negligência no cumprimento do dever. Cook não foi acusado de nenhum crime.

Trump atacou repetidamente o presidente do Fed, Jerome Powell, e os outros membros do comitê de definição de taxas de juros do Fed por não reduzirem mais rapidamente a taxa de juros de curto prazo. Atualmente, ela está em 4,3%, depois que os formuladores de políticas do Fed a reduziram em um ponto percentual no final do ano passado. Trump disse que acha que ela deveria de 1,3%, um nível que nenhum funcionário do Fed e poucos economistas apoiam.

Powell sinalizou recentemente que o banco central estava inclinado a reduzir sua taxa na próxima reunião, nos dias 16 e 17 de setembro. Ainda assim, é provável que o Fed reduza sua taxa básica mais lentamente do que Trump deseja, talvez para algo em torno de 3,25% — um nível mais alto do que Trump preferiria.

Cook é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de governadora. Ela foi bolsista Marshall e se formou na Universidade de Oxford e no Spelman College. Antes de ingressar no conselho, lecionou na Universidade Estadual de Michigan e na Escola de Governo Kennedy da Universidade de Harvard. / Com informações da AP

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Site Oficial Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *