Os sete reféns foram libertados por militantes do Hamas para a Cruz Vermelha, segundo autoridades israelenses.
Eles serão entregues em breve ao exército israelense.
De acordo com o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, eles são:
Gali Berman e Ziv Berman
Os irmãos gêmeos Ziv e Gali Berman foram sequestrados de sua casa no kibutz Kfar-Aza durante o ataque de 7 de outubro. Eles tinham 26 anos na época e já completaram 27.
Em entrevista à CNN em fevereiro de 2025, a mãe deles, Liran Berman, disse que outros reféns que haviam sido libertados disseram à família que os irmãos estavam vivos.
Ela afirmou que a família não recebeu nenhuma informação além do fato de que os irmãos estavam vivos e separados.
O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas afirmou que Ziv Berman gosta de começar o dia com uma xícara de café e uma partida de gamão e tem “uma coleção impressionante de sapatos”. Eles disseram que ele é fã de reality shows e adora os biscoitos caseiros da mãe.
Eitan Abraham Mor
Eitan Abraham Mor, natural de Kiryat Arba, trabalhava como segurança no festival Supernova quando foi sequestrado no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Segundo a mídia israelense, a última aparição de Mor, então com 23 anos, foi quando ele estava levando outras pessoas para um local seguro.
Omri Miran
Omri Miran foi sequestrado quando homens armados do Hamas invadiram a casa de sua família no kibutz Nahal Oz; ele tinha 46 anos na época.
Em abril de 2024, o Hamas divulgou um vídeo mostrando Miran ao lado do refém americano-israelense Keith Siegel, que já foi libertado.
A esposa de Miran, Lishay Lavi, e as filhas Roni e Alma sobreviveram ao ataque.
Matan Angrest
O soldado das Forças de Defesa de Israel (IDF) Matan Angrest tinha 20 anos quando foi sequestrado por militantes de Nahal Oz nos ataques do Hamas em 7 de outubro. Ele completou 22 anos enquanto estava em cativeiro.
Sua família disse que ele é um grande fã do jogador de futebol Lionel Messi e sonha em ir aos EUA assistir a um jogo da NBA.
Eles disseram que ele e seu pai planejavam fazer uma tatuagem de leão antes do sequestro de Matan, e que seu pai agora a fez.
Alon Ohel
Alon Ohel tinha 22 anos quando foi sequestrado no festival Nova durante os ataques do Hamas em 7 de outubro.
Outros reféns que foram libertados disseram que foram mantidos com Ohel durante todo o período de cativeiro, segundo o Times of Israel.
De acordo com a mídia israelense, Ohel é um pianista talentoso que planeja estudar jazz em Tel Aviv.
Sua família levou um piano amarelo para a praça de Tel Aviv, batizada de “Praça dos Reféns”, em sua homenagem.
Guy Gilboa-Dalal
Guy Gilboa-Dalal tinha 22 anos quando foi sequestrado no festival de música Nova durante os ataques do Hamas em 7 de outubro. Ele foi levado junto com seu melhor amigo de infância, Evyatar David, de 24 anos.
De acordo com o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, ele tem uma profunda paixão pela cultura japonesa, aprendeu o idioma sozinho e sonha em visitar o país.
Em fevereiro de 2025, o Hamas filmou Gilboa-Dalal e David assistindo à libertação de outros reféns e postou o vídeo no Telegram.
O irmão de Gilboa-Dalal, Gal Gilboa-Dalal, disse à CNN que isso representava um tormento psicológico.
“Fazê-los ver como a liberdade pode ser para eles e depois fechar a porta e arrastá-los de volta para o inferno – é horrível”, disse ele.
*em atualização
Fonte: Site Oficial CNN Brasil