Posted in

Waack: O preço da democracia segundo Donald Trump

Quanto custa comprar uma eleição? No caso da Argentina, aproximadamente US$ 20 bilhões. Este é o valor da ajuda financeira que os Estados Unidos estão dando aos nossos principais vizinhos. 

Isso só irá acontecer se o atual presidente argentino, Javier Milei, vencer as eleições legislativas de meio-termo em 26 de outubro, anunciou o presidente americano, Donald Trump. O pleito é tido como uma espécie de plebiscito sobre as políticas aplicadas por Milei.

O gesto do republicano dá uma nova dimensão às eleições argentinas. Quanto do trumpismo consegue ser exportado? A ajuda a Milei tem também como pano de fundo a rivalidade entre os EUA e a China.

Trump acha que consegue fazer os amigos políticos vencerem, mas esse método não deu muito certo até o momento. O caso mais recente de tiro no pé acontece no Brasil, mas ele também já colheu desgostos em países como Canadá, México, Austrália e Alemanha. 

Ocorre que, na América Latina, o baile está apenas começando. Até o fim do mandato atual do republicano, nove eleições presidenciais serão realizadas na região. No próximo domingo (19), já acontece na Bolívia, com Chile e Honduras ainda em 2025. No próximo ano, é a vez da Costa Rica, do Peru, da Colômbia e do Brasil terem eleições, com Guatemala e Argentina tendo seu pleito em 2027. 

Vários desses países enfrentam grave instabilidade interna e eleições muito disputadas. Pelo jeito, vai custar caro.

Fonte: Site Oficial CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *