Posted in

Quarta -feira dentro da oitava de Corpus Christi

Nota do editor: Para promover a observância da oitava tradicional de corpus Christi como parte de nossa cruzada de reparação eucarística, publicaremos todos os dias as leituras patrísticas da oitava, conforme contido em breviares pré-55. As seguintes leituras e responsáveis ​​vêm do escritório romano, como promulgados após Trent em 1570.

Nocturn II

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Deus, o Pai Onipotente, seja para nós misericordiosos e Clement. Amém.

Leitura 4
Do livro sobre os sacramentos escritos por St. Ambrose, bispo de Milão
Bk. 4. cap. 4
CHo inventou os sacramentos, exceto o Senhor Jesus? Os sacramentos desceram do céu, pois todos os conselhos são do céu. No entanto, foi uma grande e maravilhosa obra de Deus quando ele choveu maná sobre seu povo, e o povo não trabalhou, e ainda assim foi alimentado. Por acaso, você diz: “Aqui, é o meu pão que é usado”. Mas esse pão é pão apenas até que as palavras sacramentais sejam ditas na consagração; Em vez de pão, existe o corpo de Cristo. Isso, portanto, vamos estabelecer. Como o colhe de que o que era o pão se torna o corpo de Cristo através da consagração. E em que palavras e em cuja linguagem a consagração ocorre? Naqueles do Senhor Jesus. Todas as outras coisas que são ditas (na liturgia), a atribuição de louvor a Deus (no prefácio), a oração pelo povo, pelos reis e por outros que formam a primeira parte [of the Canon, these are put in the mouth of the Priest.] Mas quando esse ponto é alcançado quando esse sacramento adorável deve ser consagrado, então o padre não usa mais suas próprias palavras, mas de Cristo.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

R. Enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão, abençoe -o, a frear, e entregou aos discípulos e disse:
* Pegue, coma este é o meu corpo.
V. Os homens do meu tabernáculo disseram: Ó que tínhamos em sua carne, não podemos ficar satisfeitos.
R. Pegue, coma este é o meu corpo.

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que Cristo a todo o seu povo dê, para sempre que viverem. Amém.

Leitura 5
EUT é a Palavra de Cristo, portanto, que é a obra necessária neste sacramento. E qual é a palavra de Cristo? É a palavra daquele cuja licitação todas as coisas foram feitas. O Senhor ordenou, e os céus foram criados; O Senhor ordenou, e a terra foi formada; O Senhor ordenou, e os mares foram feitos; O Senhor ordenou, e todas as criaturas surgiram. Tu Seest, então, quão poderosamente trabalha uma palavra é a palavra de Cristo. Se então a Palavra de Cristo tem tão poder que pode fazer com que seja o que nunca esteve, onde parece maior que isso faça uma coisa a ser transformada em outra. Antes não havia paraíso; antes não havia mar; antes não havia terra. Mas ouça quem diz: “Ele falou, e foi feito; ele ordenou, e ficou rápido” (Sl XXXII. 9). Se, então, devo responder a ti, digo a ti, que antes da consagração, não é o corpo de Cristo, mas após a consagração é o corpo de Cristo, por si mesmo “falou, e isso é feito, ele ordenou, e é rápido”.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

R. Jesus pegou o copo, depois do jantar, dizendo: Este copo é o Novo Testamento no meu sangue.
* Isso faz em lembrança de mim.
V. Minha alma os tem ainda em lembrança e é humilhada em mim.
R. Isso faz em lembrança de mim.

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que o fogo do Espírito seja divino em nossos corações Enxinadas brilhar. Amém.

Leitura 6
UMe agora eu volto ao meu texto. É de fato um fato grande e adorável que o maná foi choveu sobre os judeus, mas pense que era o mais grande e adorável, o maná do céu ou o corpo de Cristo “o corpo da mesma Cristo por quem os céus foram feitos” e novamente, os pais “comeram o maná, e estão mortos que comem esse pão” (João VI. 58). É para ele “a remissão dos pecados” (Matt .xxvi: 28) e “ele nunca morrerá” (João XI: 26). Portanto, não é ociosamente que, quando você está recebendo, você diz que “Amém” testemunham em teu coração que aquilo que você está tomando é o corpo de Cristo. O sacerdote te diz: “O corpo de Cristo” e você responde: “Amém” que é dizer: “É verdade”. O que a tua língua confessa, deixe seu coração segurar.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

R. Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos.
* Este é o pão que se abre do céu, que um homem pode comer e não morrer.
V. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se algum homem comer deste pão, ele viverá para sempre.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Este é o pão que se abaixa do céu, para que um homem possa comer e não morrer.

Nocturn 3

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que a Santa Lecção do Evangelho seja nossa segurança e proteção. Amém.

Leitura 7
Do Santo Evangelho de acordo com João
João 6: 55-59)
UMNaquela época, Jesus disse às multidões dos judeus: minha carne é de fato carne e meu sangue é de fato. E assim por diante.

Homilia por St. Hilary, bispo de Poitiers.
Bk. viii. na Trindade)
CQuando falamos sobre as coisas de Deus, não devemos falar à maneira dos homens, nem à maneira do mundo. Vamos ler aquelas coisas que estão escritas e entendemos as coisas que lemos e depois vamos agir como tendo uma fé perfeita. Falaremos, mas loucura e falta de Deus, se falarmos sobre a verdade natural de Cristo em uso e não aprendemos na escola de Cristo como devemos falar. Ele próprio diz, minha carne é de fato carne, e meu sangue é de fato. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue, habita em mim e eu nele. ” Aqui não há espaço para dúvidas sobre o que é sua carne e qual é o sangue dele.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

R. Aquele que come minha carne e bebe meu sangue,
* Me habita em mim, e eu nele.
V. Que nação está tão grande, que tem deuses tão próximos a eles, como o Senhor nosso Deus é para nós
R. Me habita em mim, e eu nele.

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. A força mais poderosa de Deus sempre é a equipe de seu povo e ficar. Amém.

Leitura 8
NComo sabemos pela declaração do próprio Senhor e pelo (ensino de) nossa fé, pela realidade de Sua carne e sangue. E quando comemos um e bebemos o outro, eles trabalham efetivamente em nós para nos fazer habitar nele e ele em nós. Isso não é uma realidade? Certamente, acontece que não encontra -o verdadeiro, que nega que Cristo Jesus é muito Deus. Ele está em nós por meio de sua carne, e estamos nele quando o que somos está com ele em Deus. Que habitamos nele através daquele sacramento em que sua carne e sangue são dados a nós, ele próprio testemunham, onde diz: “No entanto, um pouco, e o mundo não me vê mais além de me ver porque eu vivo também (naquele dia você sabe que) estou em meu pai, e você em mim, e eu em você (João X;
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

R. Como o pai vivo me enviou, e eu vivo pelo pai,
* Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Com o pão da vida e o entendimento, o Senhor o alimentou.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.
V. Glória seja para o Pai, e para o Filho * e para o Espírito Santo.
R. Então aquele que me come, até ele viverá por mim.

V. Grant, Senhor, uma bênção.
Bênção. Que ele seja o rei dos anjos para esse reino alto que seu povo traz. Amém.

Leitura 9
Bque essa união em nós é real, ele testemunha assim: “Aquele que come minha carne e bebe meu sangue, habita em mim e eu nele”. Pois ninguém habita nele em quem ele não habita, já que aquele que recebe (o corpo de Cristo), mas recebeu essa carne da (a mesma natureza) a sua, que Cristo levou para si mesmo. O mistério desta união perfeita que ele havia ensinado antes, quando disse: “Como o pai vivo me enviou, e eu vivo pelo pai, então, quem me come, até viverá por mim”. Ele, portanto, vive pelo Pai e, como ele vive pelo Pai, então viveremos por ele.
V. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós.
R. Obrigado a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *